quinta-feira, 6 de maio de 2010

Depois de 23 anos, tivemos um Cisne Negro nadando na Bolsa



Hoje logo após o horário do almoço (pelo menos do meu almoço), a Bolsa de Valores de Nova York (Índice Dow Jones), sofreu um dos maiores tombos de toda sua história. Muito possivelmente foi a queda MAIS INTENSA da história em termos de velocidade e drasticidade. O Índice chegou a cair 9% em questão de poucos (poucos mesmo, menos de 10) minutos.
Alguém aqui lembra da minha primeira postagem nesse blog, há 4 meses atrás? (http://dependeco.blogspot.com/2010/01/e-engracado-ver-o-tanto-de-pessoas.html).
O que vimos hoje foi um cisne negro. Foi o aleatório, o altamente improvável, entrando em cena e mostrando que ele existe. E de quebra impulsionando sobremaneira a venda de produtos para queda capilar.
Uma das explicações (não-oficiais, como todas até agora) dadas foi a de uma grande ordem em ações da Procter & Gamble na NYSE, que fizeram a ação derreter 45%. Como ela é uma ação com influência no Dow Jones, isso empurrou o índice para baixo, acionando várias ordens de liquidação de posição para evitar perdas (ou seja, ordens automáticas que vendem uma ação assim que ela cai muito forte para evitar perdas piores). Isso também é chamado Stop Loss.
Com um monte de ordens automáticas sendo executadas nos EUA simultaneamente, o mercado americano (e por consequência, o mercado global) experimentou um efeito em cadeia que durou menos de 4 minutos e foi o suficiente para fazer o índice SP500 (da bolsa de Nova York) cair 9%, o que é o equivalente À TODO O PIB BRASILEIRO em 1 ano.
Tudo isso por causa de um erro de botão e mais algumas outras coisas (obviamente é díficil acreditar que somente um erro causou tudo aquilo. Possivelmente houveram outras coisas como mudanças no fluxo de moedas mundial minutos antes do "erro").
E o mais espantoso é o que aconteceu com algumas ações da bolsa americana em específico durante a vertiginosa queda.
A Accenture (ACN:NYSE) Abriu o Dia a 41,94 e fechou o dia a 41,09, queda de 2,56%. Até aí nada de anormal... mas no meio do furacão, ela chegou a ser negociada a 1 CENTAVO DE DÓLAR!!! Queda de 99,98%!
Quem comprou 100 dólares de Accenture a 1 CENTAVO (e, conforme o registro de negócios, foram 9 pessoas) e não vendeu até o fechamento está agora com mais de 410 MIL DÓLARES!!! E quem tinha ações da Accenture e vendeu no desespero, perdeu em igual proporção, ou seja, até 99,98% de perda.

Esses últimos não vão ter boas memórias disso tudo.

Nenhum comentário: