terça-feira, 11 de maio de 2010

Valor da "Marca Brasil"

As marcas-países vem cada vez mais sendo utilizadas como forma de diferenciar a oferta de uma empresa, visto que são ativos intangíveis dificilmentes copiados pelos concorrentes. No caso do Brasil, muitas pesquisas indicam que a imagem do país, e consequentemente da marca associada a ele, ainda remete a temas como carnaval, futebol e alegria, os quais nem sempre são desejáveis a empresa que gostaria que seu produto fosse visto como confiável e de qualidade pelo mercado internacional. Visando promover a imagem do país de forma mais coerente e baseada em aspectos internos, a Embratur vem desenvolvendo uma campanha de divulgação da "Marca Brasil" com base nos atributos que acredita que devem ser enfatizados para a melhora da imagem e da oferta nacional.

Em notícia publicada esse mês, constatou-se que o Brasil estaria longe do Top of Mind se fosse uma marca multinacional. De acordo com Simon Anholt, a marca Brasil está em 22º lugar no ranking mundial. O especialista mostrará o porquê desta posição nos dias 10 e 11 deste mês no evento “Brand Brasil 2010 – O valor da marca de um país”, que acontecerá em São Paulo.

O valor da "Marca Brasil" equivale a US$ 255 bilhões, mesmo estando na 8ª posição entre as maiores economias do planeta. Uma possível justificativa para isso é o fato das exportações brasileiras serem baseada principalmente em commodities, fazendo do país o último colocado se comparado aos países do BRIC.

Abaixo pode-se conferir as 10 marcas mais valiosas do mundo:
 
O fortalecimento da "Marca Brasil" pode trazer ao país a possibilidade de expandir suas exportações sob a forma de outros produtos e serviços com maior valor agregado, visto que a imagem do país tende a se tornar mais favorável e coerente a realidade, já que a divulgação interna deve ressaltar aquilo que o país verdadeiramente tem de melhor. Caso isso não ocorra, as consequências tendem a ser desastrosas, já que a imagem do país tenderia a ficar pior, as promessas não seriam cumpridas.

Como forma de avaliar a campanha de criação e divulgação da "Marca Brasil" gostaria de saber a opinião de vocês a cerca desta e possíveis sugestões.

Fonte: Mundo do Marketing | 07/05/2010
por Thiago Terra

Nenhum comentário: