segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Cara do Brasil


As famosas "Havaianas" nasceram em 1962 e tinham como inspiração uma sandália japonesa fabricada com tiras de tecido e solado de grãos de arroz, chamada Zori. Ainda hoje a marca mantém uma como característica o solado que imita grãos de arroz e que a torna inconfundível.
Em 1970 a marca já sofria com a concorrência e lançou o slogan "Havainas. As legítimas", como forma de combatê-la. Em 1980, as havainas eram parte fundamental da vida do brasileiro, considerada até item da cesta básica e, por isso, nesta época já eram vendidos cerca de 80 milhões de produtos por ano.
Como consequência, em 1994 os informes publicitários exploravam esse lado da marca, mostrando os pés de pessoas famosas com a sandália e cores vivas, para ressaltar o alto-astral da marca. No fim dos anos 90, as havainas passaram a criar novos modelos e estampas, criando produtos até para os pequeninos. Em 1998, como forma de torcer na Copa do Mundo, as havainas lançaram um produto com uma bandeira do país, "febre"para o público brasileiro e objeto de cobiça para o mercado exterior.
Assim, em 2000 as havaianas invadiram o mercado internacional, primeiramente através da compra direta dos estrangeiros que levavam o produto para seu país de origem, a partir de 2003 presenteando os indicados ao Oscar com sandálias exclusivas e posteriormente através de lojas exclusivas.
Em 2006, a marca resolveu investir mais diretamente no público feminino e lançou produtos mais delicados para as mulheres.
Atualmente a marca é uma mania, e está presente nos mais diversos segmentos de consumidores, lançando moda e até mesmo ditando tendências.
Como forma de se inserir no cenário atual, a marca acaba de lançar umlivro ilustrado que tem como objetivo promover a sua nova coleção, "Havaina Team", composta por 32 modelos com as cores e os símbolos das equipes que irão disputar a Copa do Mundo este ano.
O livro poderá ser adquirido juntamente com a edição da revista "Veja" de domingo, 29 de maio e na de junho da revista "Superinteressante", "Placar" e "Men`s Health".
Para conseguir os pacotinhos de figurinhas os consumidores podem apresentar o livro em qualquer loja franqueada da "Havaianas". No Espaço Havaianas, na cidade de São Paulo, na compra de três produtos predefinidos, que somem pelo menos R$25,00 o cliente ganha o livro ilustrado com dez pacotinhos de cromos.
Realmente pode-se dizer que as havainas se transformaram de marca de sandália barata para uma marca internacionalmente conhecida que leva o nome do Brasil e seus produtos a patamares significativos de qualidade e excelência. Se até a Gisele Bundchen (garota propaganda da Ipanema) tem uma havaina, quem ousará dizer que a sandália não é antenada e lançadora de tendências... o mais importante, é brasileira!

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