segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lembram dos chicletes?

A consultoria Kline & Company realizou uma pesquisa que visava construir um quadro de consumo de beleza dos Estados Unidos pós-crise. A surpresa foi a constatação de que o primeiro lugar, antes ocupado pela clássica dupla batom e gloss, é agora ocupado pelos esmaltes que avançaram e foram a única categoria a figurar com dois digitos: 14,3% das vendas.
O crescimento foi estimulado por duas causas principais: moda (as cores vivas e diferentes são a nova tendência)e as restrições financeiras (que fizeram com que os pequenos mimos como ir à manicure fossem provisóriamente banidos do orçamento).
A oportunidade porém, não passou desapercebida pelas empresas tecnológicas e customizadas como a Dell que, através de uma parceria com uma empresa de cosméticos, lançou uma linha de notebooks nas cores dos esmaltes.




E a febre causada pelo filme "Alice in Wonderland" que registrou a maior abertura de todos os tempos para a temporada de inverno nos EUA e arrecadou 116 milhões em apenas 3 dias? Que setor da indústria da beleza estreou criações no mesmo fôlego e certeza?

Os sete pecados, divas da história, Penélope Charmosa (sim, uma edição limitada) e mais umas cem linhas "inéditas e indispensáveis que farão as mãos das mulheres mais antenadas" invadem propagandas de televisão (desde quando esmalte aparece na TV?), prateleiras já abarrotadas e casas que exalam acetona (não culpo nem me eximo dessa acusação).



É incrível presenciar a velocidade que o marketing de uma empresa pode gerar quando consegue decifrar necessidades, aspirações e interesses: coleções são lançadas frenéticamente e o valor que percebemos vem, muitas vezes, de uma idéia divertida ou atribuição inusitada de algum personagem ou mesmo personalidade à mesma velha cor de esmalte. Como ainda não se esgotaram as fontes das empresas? Como a mesma cor com um pouco mais de brilho torna o consumidor mais poderoso? Ou sexy? Ou fashion?
Alguém lembra daquela época na qual cada mês o mesmo chiclete era relançado, mas com uma figurinha de desenho ou personagem diferente? Então...Devemos mesmo é agradecer pela explosão ser (por enquanto) da indústria de esmaltes assim, em breve teremos escovas de dentes combinando com nossas unhas e não preservativos com brilho-gloss-neon da linha Pedras Místicas...

Um comentário:

Silvia Afonso disse...

Isso é interessantíssimo. Não é difícil notar que o "poder" dos esmaltes nos últimos tempos cresceu consideravelmente. Quando vemos fotos antigas, notamos que nem sempre as mulheres estavam com as unhas pintadas e, com certeza, não usavam essas cores "alternativas" que costumamos usar hoje em dia.

Será esse um mercado em expansão ou algo que já encontrou o seu apogeu e caminha para o declínio ou estabilização?