quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia D para o Euro nesta Sexta-Feira



Sobre o Pacote de ajuda aos países em dificuldade fiscal na Europa:

Germany, Europe's biggest economy, is to contribute at least euro123 billion in loan guarantees to the new rescue package. Parliament is expected to vote on Friday — just two weeks after approving a separate package for Greece, already unpopular at home.



Voltando no tempo:
Na última postagem, eu já havia falado sobre os sérios problemas com o Euro, Sarkozy ameaçando pular fora do barco, e etc. O outro país "Carregador de Piano" na Europa (com viés positivo para a expressão), fora a França, é a Alemanha. Os dois juntos representam parcela significativa do PIB da zona do Euro e nesta turbulência são os principais responsáveis pela ajuda aos "irmãos menores" problemáticos. No dia 10 desse mês de maio, as principais bolsas européias chegaram a subir 9%, a própria Bovespa subiu 4,11%, após o anúncio de um pacote de ajuda de 750 BILHÕES de Euros. Só que logo a empolgação deu lugar novamente à incerteza, receio e cotações em vermelho quando lembraram que não bastava a boa vontade do Banco Central Europeu (BCE) e de Angela Merkel e Nicolas Sarkozy. Era necessário que os respectivos parlamentos APROVASSEM os pacotes em questão.
E na Alemanha, surgiu a possibilidade do pacote ser REPROVADO. Tal reprovação pode significar, em um cenário pessimista, um mergulho do Euro em abismos inimagináveis. Portanto, em um exercício de futurologia, caso o Parlamento Alemão reprove o pacote de ajuda, apertem os cintos.

Nenhum comentário: