segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tabagismo diminui o QI?

Segundo estudo realizado por Mark Weiser na Universidade de Tel Aviv, homens jovens e com hábito de fumar têm os menores índices de Quociente de Inteligência (QI). A pesquisa foi realizada com jovens entre 18 e 21 anos que se alistaram no exército e, por isso, haviam passado por testes de inteligência padrões do exército e relacionou as variações da média do QI ao hábito de fumar.
De acordo com os pesquisadores a relação entre as duas variáveis pareceu bastante estreita, a média dos entrevistados não fumantes foi de aproximadamente 101, enquanto a média dos fumantes ficou em 94 pontos. Ressalta-se que os menores índices ficaram com os indivíduos que afirmaram fumar mais do que um maço de cigarros por dia, sendo a média de 90 pontos de QI para estes.
Uma peculiaridade abordada na pesquisa foi a análise de gêmeos, mesmo entre estes os que fumavam tinham menor média de QI. Além disso, a análise dos dados indica que a predisposição genética para o vício não influenciou na diminuição das médias de inteligência.
Parece que os fumantes tem mais um fator com que se preocupar, além das infindáveis doenças agravadas pelo tabagismo, por uma menor média de QI eles não esperavam. Nem a indústria tabagista, que se vê cada vez mais pressionada e acaba se sustentando através do vício de milhares de pessoas ao redor do mundo.
Se a moda sugerida pela pesquisa pega qual será o futuro da indústria tabagista? Será que ela sai dessa?

5 comentários:

Victor Costa disse...

Já havia lido sobre o assunto e não gostei da abordagem desta publicação, então segue o link e um trecho com uma conclusão divergente da mostrada aqui.

Victor Costa.

http://www.uniad.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3226:estudo-sugere-que-fumantes-tem-qi-mais-baixo-do-que-quem-nao-fuma&catid=29:dependencia-quimica-noticias&Itemid=94

"De acordo com os autores, os participantes foram proibidos de fumar no período dos testes, assim, os sintomas de abstinência podem ter afetado os resultados dos fumantes. Porém, mesmo aqueles que começaram a fumar pouco tempo antes da pesquisa, após entrarem no exército, apresentaram pior QI do que os não-fumantes, o que indica pouca influência da abstinência de nicotina sobre os resultados.
Baseados nesses resultados, os especialistas concluíram que pessoas com menor QI são mais propensas a começar a fumar e a fumar mais cigarros, e que os resultados não indicam que o tabagismo possa tornar as pessoas menos inteligentes. Por isso, eles defendem que "adolescentes com pior QI podem ser foco de programas desenvolvidos para a prevenção do tabagismo".
Fonte: Addiction. Fevereiro de 2010."

Unknown disse...

Eu sou da opinião de que todos os hambúrgueres, calabresas e bacons deviam vir com fotos parecidas com as do cigarro: "Este produto aumenta os riscos de infarto e hipertensão".

A indústria do tabaco vai sempre existir e ainda hoje é uma das que mais lucra em nosso país, apesar do preço final do cigarro ser composto por mais de 70% de impostos.

Todos estão cientes dos riscos, a opção de encará-los é de cada um.

Sobre inteligência... quantos personagens marcantes da história da ciência/artes eram tabagistas?

Silvia Afonso disse...

No documentário Super Size Me, o autor cita isso que o Bruno comentou. E se fôssemos tratar os gordinhos como tratamos os fumantes? O mal é o mesmo e é vício também...
A Indústria do Cigarro é a única que se dá ao luxo de estampar em sua embalagem "isso vai matar você!" e ainda assim, vender de forma extraordinária!
Acho difícil isso abalar essa indústria...

Bruna Salvanha Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Salvanha Silva disse...

Eu também acho. Minha intenção com o post foi apenas expor mais uma possível "pedra no caminho" da indústria tabagista, que mais do que qualquer outra sabe bem como agir em ambientes instáveis.
Quanto às divergências de outras fontes, eu li muito sobre a notícia e não tenho como saber se um assunto está de fato diretamente relacionado ao outro. Minha intenção foi apenas incitar a discussão.