sexta-feira, 7 de maio de 2010

Grécia: prova de fogo!

Um déficit fiscal de mais de 13,5% do PIB só podia deixar a Grécia em uma das piores situações econômicas da sua história. E, grande parte dessa situação desesperadora, se deve ao fato da posição PÍFIA grega no quesito austeridade fiscal.

Sabe aquela sua prima, tia, amiga que vive errando e, mesmo assim... você sempre se vê obrigado a ajudá-la? Até que chega em um ponto que... "CHEGA! Se ela está nessa situação, foi por culpa dela! Não vou me sacrificar!". Pois é. Grande parte dos países europeus também pensam assim ao cogitarem a ajuda econômica a sua prima helênica... e o decorrer dessa história é violento e inseguro.

Na tarde de ontem, o Parlamento Grego aprovou um plano de governo para reduzir o déficit. É a condição primária para que os "primos europeus" ajudem a Grécia com 110 bilhões de euros. Precisam de uma garantia diante de uma prima tão irresponsável, não é? O problema é que esse pacotão inclui coisas do tipo: redução de salários, de pensões, aumento dos impostos... é MAIS DO QUE ÓBVIO que a população ficou doida da vida! Foram para as ruas e cuidaram de quebrar (literalmente) mais ainda a Grécia.




É o primeiro grande teste de fogo do projeto Europa. Os outros governos da região vão ter que lidar com o fato de que o dinheiro está indo para um paísque não fez sua parte quando se trata de austeridade fiscal"
João Alberto Alves Amorim, professor de Relações Internacionais

O final dessa história é incerto. Mas é possível afirmar que a Grécia se encontra nessa situação deplorável graças a sua falta de planejamento e irresponsabilidade fiscal: emitiu títulos na pré-crise, se endividou, mentiu sobre a sua economia, enfim... alguém pode ensinar a Terceira Lei de Newton aos gregos?

* 1 hora após a conclusão desse post, Alemanha, Itália, França e Espanha votaram ajuda financeira à Grécia.

Nenhum comentário: