sábado, 2 de janeiro de 2010

Black Swan

É engraçado ver o tanto de pessoas (investidores ou não no mercado de ações) que pedem projeções para a Bolsa de Valores em 2010. E o mais incrível ainda, é pedirem isso após dois anos tão atípicos como 2008 e 2009. Em 2008, observamos todas as previsões feitas no ínicio do ano irem por água abaixo com a crise do subprime. Em 2009, novamente, todas as previsões foram pelo ralo com a surpreendente recuperação do mercado de ações.
E, ainda assim, querem alguma previsão? Nicholas Taleb (autor que todos devem ler com relativo cuidado devido à algumas críticas deveras exageradas), em seu novo Best-Seller "A Lógica do Cisne Negro", explana durante todo o livro sobre algo que falamos diariamente no negócio de bolsa de valores: Não há como fazer previsões determinísticas sobre sistemas altamente complexos. Um analista de mercado tentar acertar em cheio quanto fechará a bolsa no dia 30 de dezembro de 2010 equivale a um metereologista fornecer uma previsão sobre o tempo para o começo do mês que vem.
O motivo disso é o forte impacto do acaso, do altamente improvável, que em sistemas tão inter-relacionados, pode resultar em consequências impensáveis. Os Financiamentos Subprime eram uma fração do mercado de crédito imobiliário americano, que por sua vez é uma fração do mercado de crédito americano, que por fim é somente uma fração do mercado de crédito do mundo. Mesmo assim, uma crise no primeiro gerou a segunda maior turbulência econômica da história recente.
A maior parte das previsões dos bancos, fundos e corretoras se situa entre os 80 e 89 mil pontos. Pode-se afirmar que nessa previsão eles adotam uma visão de que o próximo ano será sem grandes surpresas e que a bolsa terá uma alta sustentável. Pode ser que sim? Claro.
Mas o que impede de um simples cisne negro* surgir e causar um desvio na rota destas projeções? Absolutamente nada. Existem até alguns fatos que podem vir a gerar potenciais
cisnes negros (ou cinzas*):
  •  Déficit dos PIGS (Portugal, Italia, Grécia e Espanha, em inglês): Os quatro países, junto a Irlanda, estão com sérios problemas fiscais.
  •  Início da retirada dos incentivos governamentais em todo o mundo (E o cisne negro pode vir da falência de algo que ainda não estava preparado para andar sozinho,e o respectivo efeito em cadeia).
  •  No Ambiente interno, eleições. Correndo tudo como o esperado, nada demais. Porém Marina Silva tem um grande potencial para se transformar em um Black Swan.
Ou seja, aplicar na bolsa esse ano será arriscado? Sim!
Mas qual ano que não foi?
Por via das dúvidas, no bolão da corretora estarei vendido** nos 90 Mil Pontos para o final do ano. Mas isso não é uma previsão de um mercado imprevísivel (não entraria em contradição na mesma postagem), e sim somente um palpite.

* = Cisne Negro ou Black Swan equivale, em resumo, à um fato inesperado e altamente improvável. Algo como uma empresa americana vir a quebrar após a fraude de um único funcionário em um sistema infraudável, ou à um iceberg no caminho de um navio . Cisne Cinza é um fato que todos vêem acontecer e sabem que algo acontecerá, mas não têm a menor idéia da magnitude da consequência. O criador dessa analogia, Nicholas Nassim Taleb, define a crise do subprime como um cisne cinza, enquanto a quebra da bolsa de 1987 como um cisne negro. Maiores informações sobre o porque de utilizar a figura de um cisne para tudo isso em: http://en.wikipedia.org/wiki/Black_swan_theory

** = No jargão do mercado financeiro, estar vendido em tantos pontos significa que você acredita que será daquela pontuação para baixo. Ou seja, você pensa que será no máximo aquela pontuação. O Contrário é estar comprado, ou seja, você acredita que será daqulo pra mais. Para exemplificação, eu ficaria vendido na pontuação do exame de QI da Marta Suplicy em uns 80 pontos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu nunca tinha ouvido falar de Black Swan. Interessante!