sábado, 9 de janeiro de 2010

Chávez e o câmbio duplo

Que a Venezuela anda mal das pernas, já sabemos: inflação em torno de 25%, uma recessão violenta... mas por essa, eu acho que ninguém esperava! O quinto maior exportador de petróleo do mundo (um eufemismo, para não citar Hugo Chávez outra vez), resolveu duplicar o seu câmbio! Eim?

A partir de agora, vigorarão 2 taxas cambiais na Venezuela:
  • Uma para serviços básicos (saúde, alimentos, máquinas, livros, artigos tecnológicos e todas as importações do setor público, bem como reservas), onde 1 bolívar corresponderá a $2,6
  • Uma para serviços não tão básicos assim (automobilístico, telecomunicações, construção, etc...), onde 1 bolívar corresponderá a $4,3!
Para quem não ia desvalorizar a moeda, até que o final de ano foi bastante inspirador!

É possível supor que esse controle duplo do câmbio vai dificultar a fuga de capital do país, como vinha ocorrendo desde a queda dos preços do petróleo.


Afirmar mesmo, só que a Venezuela depende muito de importações e os únicos recursos para garantir essas operações são as reservas internacionais.

E, sendo assim, falta um queijo e uma rapadura e, principalmente, muito petróleo no lance pra que a Venezuela desafogue! Ou melhor: uma cachapa e uma arepa! 

Nenhum comentário: