terça-feira, 23 de março de 2010

Sobre a dependência e algo mais...

O poder e o impacto das redes sociais são grandes. Isso acarreta vantagens e desvantagens àqueles que se expõem por meio delas. Uma simples pesquisa através do google sobre as desvantagens da exposição nas redes sociais nos retorna cerca de 174.000 resultados e algumas centenas de bons motivos para nos restringirmos ao nosso casulo universitário que se limita a Brickleys, Kotlers e Chiavenatos.

Um blog, que a princípio é uma ferramente democrática, ocupa o mais alto escalão no patamar da exposição virtual, pois grita o que nos é mais íntimo do que fotos, frases copiadas de Clarice Lispector e comunidades: um blog expõe idéias. Tais idéias podem ser válidas ou não, que independente disso, a responsabilidade será apenas daquele que as estampou, já que ler é opcional e julgar, universal.

Quando optamos pelo nome depende & co., além de precisarmos de um nome, fizemos o uso de alguma figura de linguagem semântica, para não dizer ironia, a fim de tornar as coisas um pouco menos formais do que deveriam ser.

"Depende" é a resposta que mais escutamos no curso de administração. Suposições com base em dados matemáticos e históricos é o que os economistas mais fazem. Quando dizemos depende & co., não estamos dizendo que as coisas vão acontecer devido a N fatores aleatórios que nos fogem ao entendimento. Estamos dizendo apenas que analisaremos as condições e as possibilidades, porque elas estão lá!

Um colega, estudante de geografia na Univerdade de São Paulo, disse uma vez que o famoso e respeitado geógrafo Aziz Ab'Saber afirmou em sala de aula que o aquecimento global era potencializado pelos meios de comunicação.

Por um instante, lembrei-me de um professor americano especializado na ciência cognitiva da comunicação, René Weber, quando diz que "Falar com cientistas convencionais provou ser um beco sem saída; não se dedicam à síntese, portanto não compreendem a pergunta."

6 comentários:

Unknown disse...

Mto bom o texto Silvia, parabéns!!! =)

Beto Fava disse...

Senhores,
Grandiosa iniciativa... Contém com meu apoio...
Beto Fava

Anônimo disse...

Senhores,
Grandiosa iniciativa... Contém com meu apoio...
Abs
Beto Fava

Natália Afonso disse...

"...não se dedicam à síntese, portanto não compreendem a pergunta."

Cem por cento verdade!

Victor Costa disse...

O nome, na minha opiniao, foi uma ideia genial. Facil de lembrar, engracado (que torna mais facil de lembrar), com motivo inteligente por tras da criacao e eu duvido que alguem entre no dependeco.blogspot.com com alguma grande expectativa, entao voces ainda ganham a vantagem da surpresa do conteudo.

Parabens primeiramente pelo conteudo.

Mas tambem o nome merece o cartaz que teve nesta publicacao, pois mostra que o envolvimento esteve em cada detalhe da criacao do blog.

Espero ve-los em breve em um dominio proprio!

EvertonRic disse...

Olá pessoal.
Parabéns pela iniciativa, eu acabo de conhecer o trabalho de vocês.
O nome em especial foi muito bem bolado. Bem legal!!
Tendo que escrever para um blog independente, nos torna mais leitores tbem, quanto mais eu leio, mais escrevo.
Os convido a vazerem uma visita, nem que seja rápida, em meu blog tbem.
Finanças Forever
http://financasforever.blogspot.com
Um forte abraço aos dois.