sábado, 27 de março de 2010

O mercado de luxo no Brasil

A previsão de crescimento do mercado de luxo no Brasil nesse ano é de até 50%. Caso isso se confirme, será o melhor ano para esse setor "na história desse país" (...).
Inúmeros fatores contribuem para esse crescimento. Além da confiança do consumidor, podemos destacar a chegada de marcas como Aston Martin, Bentley e Hermès, até então inexistentes por aqui. Redes hoteleiras de luxo também têm procurado o Brasil. Como exemplo, podemos citar a Four Seasons, que busca parceiros e espera inaugurar o seu primeiro hotel em 2014, no Rio de Janeiro, e o grupo LVHM, controlador de marcas de luxo como Louis Vuitton, que também erguerá em território tupi-guarani um hotel com o mesmo padrão do Le Cheval Blanc, na França, cuja suíte mais cara custa 33 mil euros por dia!
Ano passado, a Ipsos (multinacional  francesa de pesquisa) e a LMC (Luxury Marketing Council) lançaram um estudo sobre o mercado de luxo (mais relacionado ao perfil do consumidor) e, dentre os resultados, os mais interessantes foram:

  • para o brasileiro, luxo significa qualidade, hedonismo e estilo;
  • para a grande maioria, luxo é uma recompensa pessoal;
  • para mais de 70%, luxo é puro prazer (!);

Em 2008, esse setor representou 3% do PIB e, no ano passado, mesmo sob o efeito da crise financeira mundial, o universo do luxo faturou em torno de US$ 6,45 bilhões no Brasil, 8% a mais do que em 2008. Isso se deve ao fato de que dinheiro, pra esse nicho de consumidores, não é problema: 43% ganham mais de R$ 10.376 por mês; 33% têm investimentos que passam de R$ 250 mil; 75% viajam para fora do Brasil.



Como diz a estilista da Chanel, Karl Largerfel, “temos que parar de exagerar com a crise. Quem tinha três bilhões, perdeu um, mas ficou com dois. Não é nenhuma miséria”. Ãham, Claudia!
Em outras palavras,...
é que o de cima sobe e o de baixo, desce (deixo claro que há controvérsias na pirâmide social brasileira vigente).



As marcas de luxo internacionais preferidas dos brasileiros
Posição Empresa (%)
1 Reprodução Internet Louis Vuitton 23%
2 Reprodução Internet Giorgio Armani 10%
3 Reprodução Internet Chanel 8%
4 Reprodução Internet Christian Dior 6%
5 Reprodução Internet Gucci 5%
6 Reprodução Internet Tiffany & Co 4%
7 Reprodução Internet Ferrari 4%
Fonte: GfK e MCF Consultoria (pesquisa de 2008/2009)


Você sabia?

O valor dos importados de luxo, sejam carros, relógios, joias ou sapatos, sofre tributação superior a 100%.

Um site brasileiro está fazendo o maior sucesso com o aluguel de bolsas de grife. As empresárias Bel Braga e Bianca Silveira estudaram a cara do luxo no Brasil para adaptar o modelo de negócio internacional e hoje têm, em média, 50 clientes por dia. As amigas estudaram o modelo de negócios de sites internacionais e se basearam principalmente no americano Bag Borrow or Steal, um dos mais famosos do setor. Clique aqui para dar uma olhadinha nas Marc Jacobs, Miu Mius e Chloés...

3 comentários:

Unknown disse...

Morri de rir do há controversias na piramide social VIGENTE :P

Victor Costa disse...

Pessoal, recomendo o link abaixo sobre blogs. Adianto que ao contrario do titulo do texto, nao tem nada a ver com o caso Nardoni, mas foi uma reflexao baseada na análise dos comentários sobre este caso que inspirou o autor.
Jah havia comentado o assunto com a Silvia e o conteudo do link tem muito a ver.

Abraços a todos.

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id={DFAE13DB-8E9D-401A-8339-3FBFEAAB968A}

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu