terça-feira, 9 de março de 2010

Guerra Comercial?

Que o Brasil resolveu aumentar as tarifas de importação dos produtos americanos, já sabemos. As consequências dessa atitude após a autorização da OMC é que ainda são obscuras.

O Financial Times anunciou nessa semana que tal medida poderá causar até mesmo uma guerra comercial entre os dois países.

"Com cerca de 50 itens, a lista inclui desde artigos de uso pessoal, como escovas de dente, xampus e batons, até produtos de linha branca, como freezers e fogões. As tarifas variam de 12% a 100% e devem entrar em vigor no prazo de 30 dias."

Não tiro a razão do governo brasileiro. Os subsídios norte-americanos oferecidos aos produtores (de algodão, por exemplo) inviabilizam a concorrência. A Organização Mundial do Comércio também concorda, já que autorizou uma sobretaxa de US$829mi, ao passo que a sobretaxa estabelecida pelo governo foi de "apenas" US$591mi.
Acredito que os EUA vão tentar reverter isso e possuem esse direito, mas daí a conseguir, é outra história, por mais que o Brasil esteja aberto a negociações.

Pelo menos as economias brasileira e norte-americana são menos dependentes do comércio do que os investidores podem temer. No Brasil, a exportação de bens e serviços representam só 14% do PIB (pouco, se comparado ao Chile, que é 30%).




Vale ressaltar que essas sobretaxas trazem uma ótima oportunidade para o Canadá aumentar a quantidade de trigo exportada, uma vez que é o sexto produtor mundial.

Nenhum comentário: