domingo, 21 de março de 2010

A Culpa é do Termômetro?


Essa semana e nas anteriores, surgiram pronunciamentos no mundo todo, iniciados por alguns ministros gregos, culpando o CDS (tema de uma das minhas últimas postagens) sobre a Crise que se abate sobre a situação fiscal Helênica.

Ora, como pode um simples instrumento de proteção contra a quebra de um país ser culpado pela inabilidade em lidar com os gastos públicos do próprio país? E o mais espantoso foram chefes de estado e ministros da fazenda do mundo todo darem ouvidos à algo tão sem nexo causal.

Um Credit Default Swap vai ter sua cotação alterada em razão da capacidade do país de honrar suas dívidas. Vão existir especuladores em cima disso? Sim, e daí? A pontuação de um CDS continuará refletindo a irresponsabilidade do ministro das finanças e sua equipe. A única coisa que os especuladores fazem é ganhar com tudo isso.

Ou seja, o CDS nada mais é do que somente um termômetro do quão inaptoestá sendo o sr. George Papandreou para lidar com esse problemão todo de crise soberana.

Lembrando que no período anterior a eleição do nosso presidente Squid, nossos títulos, em razão do risco da vitória do mesmo, chegaram a ter um prêmio de risco 5 VEZES maior do que o atual nível do CDS grego.

E Nem por isso Armínio Fraga apareceu na Bloomberg reclamando.

2 comentários:

Anônimo disse...

A metáfora do Termômetro, ai ai vestibular... Mas escaixou perfeitamente !

J. Levi B. de S. disse...

A Metáfora do Termômetro, antes de qualquer vestibular, foi utilizada por inúmeros outros escritores e congêneres.

No meu caso (obviamente não no seu) tirei-a de outras fontes.

Até mesmo senadores... http://mercadante.com.br/em-debate/artigos/nao-se-baixa-a-febre-quebrando-o-termometro