sexta-feira, 18 de março de 2011

Alcool: Como chegamos ao ponto que chegamos.


Hoje não compensa mais abastecer com Álcool nos postos de gasolina. Não consigo me lembrar de nenhum momento nos últimos anos onde o preço do Etanol, relativo à Gasolina, esteve tão caro.

Alguns acusam os postos de gasolina, pela existência de cartéis em alguns lugares (E sim, devem existir cartéis à rodo!). Mas dessa vez esse problema fica num cenário secundário.

O Buraco é mais embaixo, nesse caso.

Tão Mais Embaixo que chegamos ao cúmulo de, devido à falta de produção interna, termos de IMPORTAR álcool dos EUA, feito de milho (muito mais ineficiente energeticamente), sendo que há alguns meses atrás éramos o MAIOR EXPORTADOR de álcool do mundo.

A Demanda Brasileira cresceu de maneira totalmente fora do previsto. Em uma aula do Prof. Fava Neves (www.favaneves.com.br), a explicação dada me pareceu bastante lógica.

Há 4 anos atrás, ainda antes da crise financeira global de 2008, nós tinhamos um parque industrial sucroalcooleiro em grande expansão. E algumas grandes players globais, como LDC ou Cargill, pretendiam abrir mais usinas no Brasil e aumentar nossa capacidade de produção. Veio a Crise, e os grandes grupos familiares (Moema, Santaelisavale, etc) capotaram. E ao invés de abrir novas usinas, as multinacionais preferiram comprar as já existentes.

E nosso parque industrial não aumentou.

O Que resulta hoje em um déficit de produção estimado em 5 Bilhões de litros de álcool Hidratado! (Fonte: Unica).

Para piorar, ainda temos agora o petróleo acima de 100 dólares (E há 6 meses atrás ninguem sonharia que ele estaria acima de 80 dólares), o que empurra para cima o preço da gasolina, e por consequência de seu substituto, que é o etanol.

Existe ainda a jusitificativa das Usinas preferirem produzir açúcar ao invés de alcool em razão dos preços do açúcar. Embora tal justificativa também seja verdadeira, é somente a ponta do Iceberg de tantas outras, como expostas acima.

Portanto encham os tanques, porque os preços podem subir ainda mais.

Abaixo segue o preço do Contrato Futuro de Etanol na BMF que negociamos aqui (Quem quiser saber mais a respeito desse contrato futuro, é só me pedir via comentário). E A variação dele no Dia (Só Hoje sobe mais 5%, e isso depois de subir mais de 6% ontem)



(Para a infelicidade de um entusiasta, como eu, de um combustível muito mais sustentável como o álcool)

Um comentário:

Fernando Marchezini disse...

Olá J. Levi,

Visitei seu blog...interessante tb.
Já adicionei seu blog na lista de blogs.
Adicione o meu no seu blog....

abs!