domingo, 6 de março de 2011

Curso mais Adequado para quem quer trabalhar no Mercado Financeiro


Primeiro, já começo esse post invalidando-o todo: Não existe.

Isso! Não existe um curso feito sob medida para quem quer trabalhar no mercado financeiro (seja como broker, analista ou algo do gênero). Se você quiser encontrar este curso, vai perder seu tempo.

No entanto, vários cursos contribuem (junto com o aprendizado que deve vir de outras fontes), em menor ou menos escala para a formação de um profissional do mercado de ações.

Eu até hoje tive a experiência de sentar nas cadeiras de 2 cursos na faculdade. Fora estes, ainda tive contato com profissionais e estudantes de vários outros.

E Depois disso, a conclusão que chego é: O Curso de Administração de Empresas é o mais adequado para quem deseja trabalhar no mercado de ações.

E enúmero os motivos:

1 - Em Administração de empresas (pelo menos em um BOM curso de Administração) você estuda o que? EMPRESAS! Qual a atividade de um Broker? Comprar e vender ações. Ações são títulos patrimoniais que valem a sociedade de um negócio. Em ultima instância, você compra e vende EMPRESAS! O Analista, que avalia ações, analisa EMPRESAS. Percebeu a ligação?


2 - Embora alguns possam achar que o curso de Economia é o mais adequado para um profissional do mercado financeiro, eu (que já fiz esse curso, antes de mudar para o atual) afirmo que, exceto para profissionais da área de risco, o curso agrega muito menos até do que contabilidade. O Que você aprende para avaliar uma empresa é, no mínimo, insuficiente para uma análise superficial.


3 - Em um bom curso de administração você não apenas vai ter algumas matérias que expliquem o que são todos aqueles múltiplos de avaliação relativa como também outras matérias que servirão para você analisar a empresa cuja qual Ação você quer comprar ou vender. Exemplos: Marketing, Para entender o filão de mercado que a empresa deseja explorar, ou Operações, para perceber o quão eficiente são as estratégias desta empresa.


4 - Se você der sorte de ter um professor que prefira dar trabalhos cujo tema sejam estudos de casos de empresas já existentes, como eu tive, você ainda sairá da faculdade conhecendo a fundo dezenas de empresas que já foram temas de trabalhos de colegas de sala seu. Eu posso afirmar que no minimo 90 empresas da bolsa de valores em algum momento eu vi expostas em trabalhos em matérias que fiz.

5 - A Carga de estatística que você tem em um BOM curso de Administração, abrangendo até regressões múltiplas (não tem o porque de ir muito além disso, exceto se você almejar ser um quant finaceer) é adequada para quem deseja analisar empresas sem se complicar com operações básicas.

6 - Na maior parte das faculdades do país, a carga de finanças em Economia é muito pequena, em contabilidade é mediana, e em Administração (em um Bom curso) é razoável. Em economia, infelizmente, acabam dando tanta ênfase em modelinhos gaussianos que tem formando que acha que pode sair colocando curva normal em tudo...

7 - O Curso de Engenharia de Produção acaba te mostrando mais sobre o funcionamento de uma indústria do que o Curso de Administração. Ponto para eles. No entanto, perdem no resto (principalmente em finanças em si, e na parte de análise propriamente dita)

Em conclusão (e novamente lembrando: Nenhum curso universitário vai te transformar em um bom profissional do mercado de ações), se fosse para eu escolher alguns cursos que ajudariam alguém nesse mercado, seriam:

1 - Administração de Empresas
2 - Engenharia de Produção
3 - Contabilidade ou Economia.


Discorda de alguma coisa? Comente!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o texto só acho que Administraçao de Empresa é o mais adequado e em 2 lugar seria o curso de Ciencias Contábeis. Por ser bem parecido com o curso de Adm só que focado em uma parte mais técnica.

Unknown disse...

Gostei MUITO mesmo do post!!!!

CPA10 Net disse...

Concordo com você ! estou a uma monografia de me formar economista e sabe o que se ensina de finanças neste curso ? Nada! Mercado financeiro, Nada.

Tinha vários colegas que trabalhavam em banco e sequer sabiam como comprar ações na bolsa.
E lamentável que seja assim, mas é verdade.

Quem faz economia achando que vai abafar no mercado financeiro está perdendo dinheiro.

Minha dica. Fazer cursos relacionados a finanças focados diretamente no campo onde quer atuar.

Comprar e estudar bastante livros relacionados ao assunto.

Se já for economista. Invista em uma pós ou especialização que distancie o máximo da formação e aproxime o máximo de onde quer chegar.