sábado, 30 de outubro de 2010

Porque especular em opções é comprar ingresso pro Cemitério dos Malandros


Ver determinado negócio qualquer subir 60, 70, 100% ou mais em um único dia realmente suscita a idéia de que é possível ficar muito rico em pouco tempo.

E é isso que acontece com as opções.

Opções nada mais são do que promessas de alguém te entregar (ou voce entregar para alguém) determinada coisa em um futuro pré-determinado. Uma opção de compra sobre uma ação é a promessa de alguém te entregar (caso você tenha comprado essa opção) uma ação por um preço X daqui a algum tempo (semanas ou meses).

Quando o valor dessa ação oscila, a opção também oscila. E a oscilação costuma ser muito maior, percentualmente, do que a própria ação. É comum ver uma ação subir 2% e algumas opções dessa ação subirem 20 ou 30%.

Logo, comprar uma opção seria uma maneira muito mais prática e rápida de ganhar dinheiro do que a própria ação? Não! E alguns motivos são listados abaixo:

1 - Na velocidade que ela sobe, ela cai. Enquanto dificilmente uma ação cai 10% em um dia, com uma opção isso é normal.

2 - Opções são iguais iogurte ou estagiários: tem data de validade. Chegou na data, elas expiram.

3 - Efeito Theta (e esse talvez é o mais importante): Conforme passa o tempo (e chega o vencimento da opção) esta invariavelmente tende a ficar mais barata. Muitas vezes, mesmo com o preço da ação subindo, o valor da opção cai. E rápido.

A Justificativa por trás do efeito theta é simples: Imagine que você compra uma opção que te dá o direito de comprar uma ação por 10 reais daqui 2 meses. Hoje essa ação vale 9 reais. Ainda assim a opção pode custar alguns reais (1 real, por exemplo), porque daqui a 2 meses a mesma ação poderia custar 12 reais e você sairia no lucro ao ter o direito de compra-la por 10 reais.

Mas se esses 2 meses passarem, e no dia anterior ao vencimento a ação ainda estiver custando 9 reais? Dificilmente alguém vai te pagar muito pra ter o direito de comprar de você uma ação MAIS CARA do que se vende no mercado.


Isso é o efeito theta. E o Diagrama acima mostra bem ele, exibindo a queda do preço da opção até o seu vencimento, se a ação não subir, imputando perda de dinheiro a quem comprou a mesma. E é ele que manda muita gente gananciosa pro grande Cemitério dos Malandros, cheio de pessoas que um dia enxergaram na compra de opções a fórmula para enriquecer rapidamente.


Pode até surgir algum malandro que diz que ganhou 100%, 200% em opções. Mas lembre-se: Não adianta nada ganhar 100% 4 ou 5 vezes seguidas se basta apenas UMA VEZ algo dar errado pra você perder TUDO. Uma vez perdido tudo, não adianta ganhar 1 zilhão %, é game over.

Então se é pra apostar, pegue seu dinheiro, compre bebidas e vá jogar poker com os amigos. Pelo menos será mais divertido do que ficar na frente de um Home Broker.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muy buen post.

Anônimo disse...

Muy fraco, rs.

Vc só perde TUDO se vc apostar TODO o seu capital de uma vez. E isso vale não só pra opções como também pra ações. A não ser, é claro, que vc seja do tipo que esconde no fundo da carteira as ações compradas que micaram, rs.

E os efeitos delta e gamma são muito mais determinantes em trades com opções que o theta.

E se vc avalia um trade sob a perspectiva que um ativo-objeto pode variar 10% e uma de suas opções 100% no mesmo período é sinal que vc desconhece totalmente o que seja money management.

O mais importante não é o quanto varia um ativo ou seu derivativo. Mas sim o percentual do seu capital total de risco dedicado a cada aposta.

Portanto, tanto faz se o ativo/derivativo pode variar 10% ou 100% contra a sua aposta. Porque essa variação NUNCA deve guardar relação direta com o valor que vc apostou no ativo/derivativo, mas sim, com o tamanho da posição do trade em relação ao valor do seu stop.

Vai estudar MAIS e fazer "menas" blablabla, Prof. Lêvis!

Esse post é um oferecimento do:

EL GNOMO DE ITAPIRA

KKKKKK

J. Levi B. de S. disse...

Anônimo:

"Vc só perde TUDO se vc apostar TODO o seu capital de uma vez. "

Não me Diga? JÊNIO.


Tanto faz você perder todo seu dinheiro de uma vez, ou perder todo ele em várias vezes.


Respondo todo seu posto com apenas 1 frase, que já havia dito no meu post:

Jogar contra a lógica, no longo prazo, não dá certo.

Anônimo disse...

kkk

"se basta apenas UMA VEZ algo dar errado pra você perder TUDO."

De acordo com a "pérola" acima que vc escreveu, portanto, o meu comentário está de acordo com a sua afirmação. Ou pelo menos no mesmo "nível" de compreensão, rs.

Já sobre:

"Tanto faz você perder todo seu dinheiro de uma vez, ou perder todo ele em várias vezes."

Baseado nessa sua segunda "pérola", por um acaso, o senhor já ouviu falar algo sobre o cálculo do risco de ruína? Seria beeeem esclarecedor... kkkk

Jogar contra a lógica. Pois é. É exatamente isso que o senhor professa aqui nesse blog.

Ahhh... mas isso "depende", é claro.

El Gnomo de Itapira,
O jênio a seu serviço!

PS - a gente se encontra lá no IA... Inté o ano que vem!

kkkk

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Prof. Lêvi,

Vc escreveu lá no blog do Marcus Elias que trabalha em corretora?

=8^0

Em qual e fazendo o quê?

El Gnomo de Itapira