sábado, 16 de outubro de 2010

O Mito da Preferência do Mercado por Dilma

Neste ano eleitoral, uma das frases que mais ouvimos relacionando as eleições ao mercado financeiro foi "O Mercado prefere Dilma".

De fato a continuidade da atual política econômica, de manutenção de baixa inflação, é algo que sem dúvida agrada o mercado. Ninguém quer de volta algo parecido com a década de 80.

A Continuidade da política atual agrada ao mercado, claro. Mas ambos os candidatos garantem essa continuidade. Dilma é sucessora de Lula, que manteve a política de FHC. Serra, por sua vez, é o próprio sucessor de FHC. Ambos não fariam grandes mudanças no atual cenário da fazenda.

No entanto, nesta última semana observamos algo bastante curioso.

Ao Ser divulgada a pesquisa CNT/Sensus, apontando empate técnico entre os dois candidatos, duas ações de estatais dispararam sobremaneira, mesmo comparada à outras altas da Bolsa de Valores: Petrobrás e Eletrobrás, duas estatais do governo federal!

Exato! Aquela mesma Petrobrás, que neste ano viu seu valor cair quase 30% em razão de problemas da gestão escolhida pelo governo federal, disparou com a esperança de que uma mudança de governo faça com que a empresa seja melhor administrada (e com mais profissionalismo e transparência).

A Eletrobras, em 2 dias, subiu mais de 8%. A Petrobrás, em um unico dia (15/10/2010), subiu quase 3%. A Discrepância é ainda mais acentuada ao se observar que naquele mesmo dia, várias ações apresentaram queda e o índice Bovespa subiu apenas 0,02%

Será mesmo que o mercado prefere Dilma?

Para quem quiser maiores informações, segue notícia: http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI179542-16359,00-BOVESPA+FECHA+EM+LEVE+ALTA+DE+A+PONTOS.html

Nenhum comentário: