sábado, 9 de outubro de 2010

Desastre de Governança na Petrobras > Desastre do Óleo no Golfo do México


Desastre da BP no Golfo do México X Desastre do governo federal na Petrobras (Na Foto: Ministro das Minas e Energia do Brasil)


Neste ano, as ações da Petrobras já desvalorizaram mais do que as ações da petrolífera européia British Petroleum (BP) (27,58% contra 26,26%).

Para quem não lembra, a BP foi a responsável, no meio deste ano, pelo maior desastre ambiental da história, no golfo do México, o que motivou rumores até sobre sua possível falência mediante o volume de indenizações à serem pagas.

Esse foi o motivo das ações da BP terem caído tanto. Agora, quais as causas da Petrobrás terem caido tanto?

Um dos grandes motivos foram sua capitalização. Mas capitalizações não fazem ações cairem tanto assim. Só que da petrobras foi no limite da obscuridade e ingerência política.

O Fato da Petrobrás ser uma empresa estatal, sob o comando, na última linha, do presidente da república e do ministério das minas e energia, fez com que sua capitalização (e as consequência da mesma) fosse conduzida de maneira desastrosa e morosa, ao longo de quase todo esse ano, terminando somente agora.

Além do mais, o motivo da capitalização até hoje é controverso, já que o dinheiro captado das mãos dos investidores, foi devido à uma suposta "dívida" da empresa com o governo federal.

Bem, meus caros, quando houve o vazamento de óleo da BP, a Petrobrás mandou ajuda. Agora, será que existe alguma empresa* que queira ajudar a nossa grande estatal com uma lição de BOA governança, para dar uma folga nas perdas dos investidores nacionais?


* = Sugiro que a Petrobras tenha algumas lições com a EZTEC. Esse fim de semana cheguei em casa e vi um encarte que a empresa mandou por correio para minha mãe, que tem ações da mesma, explicando sobre o resultado da empresa e perspectivas futuras. Sensacional, Parabéns! E Você, sugere alguma outra empresa símbolo de governança? Coloque nos Comentários!

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito