quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cadê P&D, Brasil?

Que nos demos relativamente bem durante a crise de 2008 em comparação ao resto do mundo, já sabemos. E mais do que isso, segundo o FMI, o Brasil é o único do Bric que manterá a taxa de crescimento equivalente às taxas pré-crise. Mas temos um grande problema em vista: em 2009, pela primeira vez desde 1978, o país exportou mais commodities que manufaturados! Mas o que isso significa, afinal?
Há trinta anos temos agregado valor as nossas manufaturas exportadas, mas vemos, pela primeira vez durante essas três décadas, sinais de que o país está pecando na abertura (ou manutenção) dos mercados para manufaturas. Isso é o fato. Mas onde o Brasil está errando?
Em um estudo chamado “A Década Brasileira”, a consultoria alemã Roland Berger mostra que, em contraponto aos indicadores macroeconômicos invejáveis, o Brasil está perdendo a corrida dos gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Somados, os investimentos das empresas e do governo brasileiro em tecnologias para o lançamento de novos produtos e serviços ficam na casa dos 0,8% do PIB.
0,8% do PIB! É menos do que Japão (3,40%), EUA (2,61%), Alemanha (2,52%), China, Rússia,... só ganhamos da Índia! E aí o que acontece é que caímos 18 posições no Ranking Global de Inovação do Insead. De 50º no ano passado para 68º em 2010.

Que baita GAP, eim Brasil?

Nenhum comentário: