quarta-feira, 28 de abril de 2010

Por que o mundo precisa de líderes?

Durante a faculdade de Administração, ouvimos que precisamos saber nos comportar como líderes. Em qualquer entrevista de emprego, a pergunta padrão já tornou-se clássica: "Você é um líder?" "Você já exerceu liderança?" "O que é ser líder pra você?". Lembro-me da minha primeira tentativa de fazer parte da AIESEC. Ao me perguntarem se eu gostaria de ser líder, pensei: líder? Que prepotência! Por que eu iria almejar mandar, desmandar... só por status? Leiam bem: eu disse pensei. Devo ter respondido outra coisa. Durante esses primeiros meses de faculdade, essa questão não saiu da minha cabeça. "Por que as pessoas focam tanto nesse ponto?".
Desde então, muita coisa aconteceu em meu desenvolvimento profissional. Foram muitos trabalhos e projetos em equipe, aprendizados estratégicos, funcionais, operacionais... como esse é um blog democrático, não posso deixar de manifestar a minha gratidão a uma das organizações mais democráticas do mundo segundo a classificação da WorldBlu List, que teve e tem um papel fundamental na minha formação.
Voltando à questão, um certo dia me falaram sobre ser um agente de mudança. Segundo Max Gehringer, ser um agente de mudança é ter a consciência e a ação de que a mudança começa através de nós mesmos. Comecei a perceber que exercer a liderança é fundamental entre os agentes. E foi aí que o meu ponto de vista mudou.
Liderança não é apenas estar no ápice de uma estrutura organizacional. Liderança não é ser o big boss de uma organização. Aliás, quantos chefões não sabem que a liderança maior é a influência sobre as pessoas e não o medo imposto...!
Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP,  articulista colaborador de jornais e palestrante sobre qualidade de vida, afirmou em seu texto "O mundo necessita de líderes":

Disse um poeta, certa vez, que quando o mar está calmo, qualquer um pode segurar o leme. Mas quando ocorre uma tormenta, apenas um capitão experiente e determinado consegue comandar seus marinheiros com mão forte e conduzir o navio para um porto seguro. O mundo precisa de líderes com esse mesmo espírito para enfrentar os enormes desafios que se avolumam nos cenários político, econômico e corporativo. Mais do que nunca a sociedade necessita de comandantes destemidos e capazes de enfrentar as tempestades com serenidade e sabedoria. Pessoas que saibam reconhecer a grandeza que há no espírito humano e que sejam fortes o suficiente para estimular ações de cooperação e conciliação, inclusive, e principalmente, em meio ao caos.

Hoje eu concordo com o Benedicto. Concordo porque estou descobrindo o objetivo final das perguntas já clichês do pessoal de Recursos Humanos e Seleção. Não se trata só de demagogia motivacional. O mundo precisa mesmo de líderes. Porque o líder é um agente de mudança: impacta, escuta, opina, influencia. Tem visão, posicionamento estratégico, paixão e coerência.

É fato que, já na Grécia Antiga, Sócrates afirmou que, sob a liderança de um forte general, não haveria de existir soldados fracos. Logo, já enxergavam essa necessidade, com ressalvas para o caráter militar que a época exigia.

Mas por que esse sentimento de que finalmente a humanidade está convergindo suas atenções para a NECESSIDADE de líderes democráticos e agentes de mudança anda tão expressivo em mim?

Nenhum comentário: