domingo, 25 de abril de 2010

A especulação é antiética?

Um comentário em uma das minhas últimas postagens (em meados de março) foi bastante interessante, principalmente pro tratar de uma dúvida recorrente:

A Especulação é algo correto eticamente?

Em um país com um forte histórico esquerdista (nada contra os amiguinhos vermelhos), às vezes ouvimos algum militante de esquerda dizendo que a culpa da crise X ou do problema econômico Y é dos especuladores internacionais.

Ora, para quem usa o mínimo de lógica e tem algum conhecimento do mercado, na hora já dá pra perceber que isso é somente uma tentativa de encontrar algum inimigo comum para criar uma causa fictícia (no caso, combater os especuladores).

Para entendermos um pouco melhor disso, vamos ao seguinte exercício mental, onde vamos supor que NÃO EXISTAM especuladores.

José economizou dinheiro e ele quer investir na bolsa de valores comprando ações e deixando elas se valorizarem com o passar do tempo, para daqui a alguns anos ter um bom montante.

Para isso, existem 2 caminhos possíveis: ele pode participar de uma oferta de ações de alguma empresa que esteja estreando na bolsa e/ou lançando novas ações no mercado, ou ele pode comprar ações de outras pessoas que queiram vendê-las.

- A primeira alternativa acima (comprar ações de oferta de ações de empresas) é extremamente limitada, já que mesmo com 600 empresas existentes na BOVESPA, o número de ofertas de ações é muito baixo, esse ano não chegaram a 15 ainda. Ou seja, ele vai poder comprar ações somente das POUCAS empresas que farão novas ofertas, o que deixará sua escolha extremamente limitada.

- A segunda alternativa é muito mais plausível, já que as mais de 600 empresas que estão na bolsa tem suas ações na mão de centenas de milhares de investidores. Muitos desses são especuladores que compram e vendem as ações com frequênc... Opa! Nesse nosso mundo não existem especuladores, certo?

Caímos no seguinte cenário: todas as pessoas que compraram ações até agora eram investidores de longo prazo. E nenhum deles tem pretensões de vender ações no momento. E José quer comprar ações da empresa ABC ou FGH, não das 2 ou 3 empresas que farão ofertas nesse mês e que ele mal conhece.

Então, José volta a aplicar todo seu dinheiro na poupança e perder para a inflação...

Pessoal, especuladores existem para TOMAR RISCO no mercado em troca de melhores rendimentos.
Sem eles, o mercado perderia quase toda sua liquidez (ou seja, quase toda sua capacidade de poder comprar ou vender ações na hora que quiser). E voltariamos à idade das pedras no mercado de capitais, onde uma ação ficaria 20, 30 dias sem se valorizar pela simples razão que NINGUÉM negociou a mesma.


Os Especuladores mais famosos do mundo fizeram sua fama na Bolsa de Chicago (CME/Cbot, imagem acima). Por pura "coincidência", é talvez a bolsa mais desenvolvida do mundo em número de negócios.

Um comentário:

Victor Costa disse...

Oi, Levi. Eu fiz um comentario a respeito dessa questão há um tempo atrás.
Posso botar mais lenha na fogueira? Voce falou muito bem de como uma bolsa deve funcionar na economia. Mas e a parte ética da coisa?