quarta-feira, 21 de abril de 2010

Empresa Júnior na mídia!

Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educacionais e com sua gestão totalmente feita por alunos de graduação de diversas áreas de educação, com apoio dos professores de sua universidade de apoio. As EJs prestam consultoria de alta qualidade para a sociedade, dependendo de seu ramo de atuação, com preços muito abaixo do mercado de consultorias seniores, possibilitando a pequenos e médios empreendedores que consigam deixar sua empresa saudável ou até mesmo se salvar de alguma situação perigosa para seu negócio.

Hoje meu post é sobre Empresa Júnior, não somente por fazer parte de uma e ser adepta do Movimento Empresa Júnior (MEJ), e sim para esclarecer para as pessoas a importância deste tipo de entidade no mercado de trabalho atual, principalmente na área de negócios.

Faço parte da Júnior FEA, empresa Júnior da FEARP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da USP- Ribeirão Preto.

Há diversos desafios e também benefícios em fazer parte de uma EJ. Muitas vezes, o que aprendemos em sala de aula acaba ficando subjetivo em nossa cabeça, sem uma aplicabilidade clara, mas que quando entramos no mercado de trabalho entendemos a importância e temos que resgatar e aprofundar tudo de uma só vez. A empresa júnior faz com que possamos aprofundar esses conceitos de forma pontual, consolidando o aprendizado.

O principal objetivo de uma EJ é o de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, além de possibilitar uma grande rede de contatos entre diversos empresários, partilhando diferentes pontos de vista!

O mais interessante é a autonomia de colocar em prática muitas das idéias que temos com base no que aprendemos em sala de aula, e juntando isso com o benchmarking com outras EJs conseguir desenvolver modelos de negócio de excelência, que também podem ser referência para diversas empresas do nosso país.

O MEJ é formado por diversas Federações Estaduais e estas são controladas pela Confederação Brasileira, a Brasil Júnior. Em relação às qualidades dos projetos, as EJs se esforçam ao máximo para que seus projetos sejam feitos com excelência, pela sua própria reputação no mercado e também por terem que mostrar resultados para estas federações.




Durante o ano, há diversos eventos em que várias EJs se reúnem para discutir modelos de gestão, processos e cases de sucesso de insucesso. O maior deles é o ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores), que neste ano será realizado na Costa do Sauípe - BA. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.enejbahia.com.br . No evento do ano passado, realizado em BH, até mesmo o então senador Cristóvam Buarque falou sobre o Movimento em um discurso no Senado, que pode ser conferido no link http://www.youtube.com/watch?v=Qe60pq9chQ4!

Empresa Júnior, o futuro do país sendo desenvolvido desde já!

Apoiem essa idéia!

Um comentário:

Silvia Afonso disse...

Mana, adorei o link para o vídeo do Cristovam (tirem o http:// que está duplicado).

Eu fico abismada quando vejo que as pessoas que estão na faculdade raramente se envolvem com essas entidades... são oportunidades indispensáveis. Na minha opinião, é quase uma obrigação para a boa formação. Ou pelo menos para a formação completa...

Muito bom.