sexta-feira, 9 de abril de 2010

A arte de elogiar beneficiando as empresas

A internet vem sendo considerada como uma das fontes mais utilizadas para a disseminação de informações por parte das empresas. Desde ferramentas como sites oficiais de marcas e lojas, até comunidades no Orkut, perfis no Twitter, fóruns e blogs (como este), estão formando uma rede repleta de informações para os consumidores.
No início desse processo, a “moda” era a de reclamar, inúmeros canais foram surgindo, para que os clientes pudessem se comunicar e trocar experiências prévias com determinadas categorias de produtos, serviços ou até com marcas específicas. No entanto, a boa notícia para as empresas, é que os internautas vêm se interessando por elogiá-las no meio virtual, ferramenta de publicidade considerada de alta eficácia e alcance e de custo “zero”.
Para Alessandro Barbosa, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídia gerada pelo consumidor, as companhias devem se antecipar e estar presentes em todos os canais, visto que as marcas inseridas em um contexto globalizado, devem saber o que se fala sobre ela e, com base nisso, construir estratégias que busquem enfatizar as associações positivas já existentes na mente dos consumidores.
Segundo informações do site Elogie Aki, criado para motivar os consumidores a compartilhar elogios sobre as empresas, entre as empresas mais elogiadas estão a Natura, o Submarino, a Estrela, a Saraiva e a Ultrafarma.
Diante disso, se destaca a importância das empresas estarem abertas e em contato com as mais diversas fontes de informação existentes, com o intuito tanto de monitorar como de interagir com os consumidores e potenciais consumidores de seus produtos e de se beneficiar de uma rede de contatos previamente existentes para conseguir disseminar sua visão, cultura e valores, assim como de aprender com os erros passados e fornecer um feedback aos seus consumidores.

Fonte: Mundo do Marketing 09/04/2010

Um comentário:

Victor Costa disse...

Bruna, achei interessante e criativa a escolha do tema e a aborgdagem feita. Mas discordo em alguns pontos:

1. A moda ainda É reclamar. Afinal, poucos são os que se dão ao trabalho de publicar um comentário positivo sobre algum serviço/produto recebido mediante pagamento.

2. A eficácia da "boa propaganda" é duvidosa, pois (assim como no texto sobre "Nova forma de procurar emprego") não é fácil acreditar em algo dito por alguém que você não só desconhece, como sequer tem certeza de que realmente existe.
O ditado "notícia ruim chega logo" também é válido para essas situações, visto que chega a ser mórbida a forma como as pessoas apreciam e alardeiam as novidades ruins alheias.

3. Após breve análise do site elogieaki.com.br , cheguei a conclusão que não deve ter influência alguma sobre o grande público. Primeiro porque nunca vi outros comentários sobre este site. Segundo porque os comentários contidos no site sobre outras empresas são bastante generalistas, não documentados, as vezes até anônimos...

Obs: Acredito que a data de publicação do seu texto esteja errada (09/04/2010). Sou assinante do site e no meu e-mail consta 19/04/2010.

Um abraço.