terça-feira, 6 de abril de 2010

Nova forma de procurar emprego: Internet revoluciona mais uma vez

Cada vez mais a internet tem ajudado as pessoas simplificando o modo de viver das mesmas. Atualmente, os profissionais que anseiam por novas oportunidades de melhores empregos no mercado de trabalho têm a internet como forte aliada. A mesma se consolida cada vez mais como um instrumento de recrutamento por várias empresas, aumentando o acesso ao número de vagas pelos profissionais em diversas partes do país e do mundo. Muitas das vagas são normalmente oferecidas por meio da internet.

A procura do emprego através da internet cresce a cada ano, uma vez que a inclusão digital está aumentando em todas as camadas sociais da sociedade. Tendo conhecimento disso, grande parte das empresas se conecta a rede procurando profissionais, uma vez que é altamente vantajosa a transição do currículo de papel para o currículo digital, economizando papel e, conseqüentemente, podendo ajudar o meio ambiente.  

O fator agilidade também entra como melhoria para o processo. A web é um forte instrumento para os profissionais e para as empresas terem suas necessidades atendidas com uma maior agilidade. O empregador não necessita mais de ficar procurando o melhor profissional para sua vaga em um amontoado de papel ele ou ela pode simplesmente entrar em um grande banco de dados, carecendo de poucos minutos para encontrar o melhor currículo para ser ajustado à vaga. Os sofisticados softwares utilizados fazem pesquisas nos dados exigidos, apresentando os resultados de forma rápida e segura.

Lembrando que para entrar no mercado de trabalho pode-se usar de vários meios, como por exemplo, os sites das empresas, comunidades, networking etc. Ter uma rede válida de amigos na web cujos valores sejam comuns pode fazer o currículo alcançar vôo e chegar rapidamente no destino certo.

Dados recentes informam que o 67,5 milhões de brasileiros já possuem acesso à internet, apresentando um crescimento de mais de 8% comparado com o início de 2009. Tal número considera o fato de internautas maiores de 16 anos acessando a internet da residência, do trabalho, da escola, de lan-house etc. Para quem está a procura de um emprego, usar a rede mundial de computadores pode ser a melhor alternativa para encontrá-lo.

Um comentário:

Victor Costa disse...

Hugo, acho muito boa a ideia da coisa. Mas na prática, nao sei se funciona... Uso bastante internet pra tudo na vida e já deixei currículo em empresas. Mas, diferentemente das conversas, amizades, compras, trabalhos academicos etc... O que vejo é uma política provinciana ainda de busca por funcionário, onde conta muito mais o bom e velho QI (com base na credibilidade do indicador) do que toda a sua vida profissional deixada em um site ou entregue em papel.
A maioria das empresas (não importando o porte) ainda preferem um funcionário que faça bem o serviço e seja bem relacionado àquele que desempenhe a função em alto grau de excelência, mas peque em carisma, coletivismo ou outros aspectos sociais. Senti isso na pele nas minhas primeiras experiências como um funcionário exemplar, seguidor (e defensor) de todas as regras. O resultado não foi o esperado. Por quê? Porque não somos robôs. Precisamos ser sociáveis. Você até pode produzir bem de forma independente. Mas a empresa precisa produzir bem como um todo e, para isso, é necessário que o ambiente de trabalho seja agradável. Me baseio na pequena experiência que tenho e também em algumas conversas com consultores de RH. Todos dizem a mesma coisa. Vale mais você se relacionar bem que fazer o seu trabalho 100% perfeito. Portanto, faça seu serviço, mas guarde um tempo pra perguntar como está a pessoa que passa um terço do dia ao seu lado (sem ser na cama!!) e não espere que seus melhores empregos virão de empresas que crescem 20% ao ano e contratam 100 funcionários por mês... Possivelmente, 85 destes foram indicados por quem já está por lá. Além disso existem várias outras questões, mas esse comentario jah deve estar maior que o seu post, então a gente deixa pra uma conversa numa mesa de bar qualquer dia desses...