segunda-feira, 12 de abril de 2010

O VoIP e a reviravolta na telefonia

Muitos nunca ouviram falar em tecnologia VoIP, mas todos fazem o uso do Skype no dia-a-dia. A tecnologia que o Skype utiliza é chamada tecnologia VoIP. VoIP quer dizer voz sobre IP, que é o roteamento da voz usando a internet. Segundo a Wikipedia, empresas que fornecem o serviço de VoIP são geralmente chamadas provedoras, e os protocolos usados para transportar os sinais de voz em uma rede IP são geralmente chamados protocolos VoIP.




Mas qual seria a finalidade de um post relacionado a tecnologia em um blog que procura discutir economia e administração? Bem, em primeiro lugar, todos sabemos da importância da tecnologia da informação nas empresas nos últimos anos. No entanto, o foco desse texto não é TI e sim o quanto a TI pode nos ajudar a reduzir custos. No caso do VoIP, MUITO!

Há 1 mês, li uma manchete na INFO Online: Como reduzir gastos com telefonia (...). Para o meu espanto, a matéria falava sobre negociação com operadoras e nem sequer citou o VoIP. Isso acontece porque o VoIP é pouquíssimo explorado pelas empresas e muitas pessoas até mesmo jamais ouviram falar sobre comunicação via IP.

Você deve estar pensando: mas será que isso é bom mesmo?

Como qualquer outra coisa, o VoIP possui os seus benefícios e desvantagens. Os benefícios são inúmeros: você pode levar o seu VoIP para qualquer lugar onde tenha uma rede wifi, já que as chamadas entrantes serão automaticamente roteadas para o seu telefone. O fato da tecnologia ser atrelada à Internet também traz a vantagem de poder integrar telefones VoIP a outros serviços como conversação de vídeo, mensageiros instantâneos, compartilhamento de arquivos e gerenciamento de listas telefônicas. Estar relacionado à Internet também significa que o custo da sua ligação independerá do lugar para o qual você está ligando. E isso é um baita benefício financeiro! Além disso, vários pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas. E, ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter um computador por perto para que se possa falar via VoIP. Hoje em dia, existem adaptadores (também chamados gateways VoIP) onde você conecta o cabo da sua internet e, posteriormente, o seu telefone comum.



Em relação às desvantagens, podemos destacar a necessidade de uma conexão de qualidade, que interferirá na latência da ligação e na perda dos pacotes, que poderá causar um congestionamento na ligação. Por fim, a maior desvantagem do VoIP: a necessidade de energia elétrica, já que precisa de um modem conectado à internet, ao contrário dos telefones convencionais.

Uma alternativa poderia ser a implentação gradual da tecnologia VoIP na empresa. É preciso evoluir em conjunto com a tecnologia e, ao meu ver, muitos ainda dormem nessa questão da comunicação via IP.

Pelos projetos atuais das empresas que hoje trabalham com VoIP, segundo analistas de mercado e alguns pontos de opinião, uma das próximas etapas na evolução do VoIP é a extinção por completo do modelo atual de ligações de longa distância (DDD/DDI) pela rede PSTN e, mais adiante, talvez a erradicação dos sistemas convencionais de telefonia.

Ao meu ver, não tardará para que os telefones IP cheguem aos lares e os acessos em banda larga se popularizarem, até o gradual fim da telefonia convencional.

Observação: No portal da Anatel está observado que o VoIP é um conjunto de tecnologias que usam a Internet ou redes do IP privadas para a comunicação de voz, substituindo ou complementando os sistemas de telefonia convencionais. A agência não regulamenta as tecnologias, mas os serviços de telecomunicações que delas se utilizam. A comunicação de voz utilizando computadores conectados à Internet - uma das aplicações desta tecnologia - é considerada Serviço de Valor Adicionado, não sendo necessária autorização da Anatel para prestá-lo.

Curiosidade: Veja este caso de um escritório  com 12 pessoas, com economias anuais de $15.000. Tem mais testemunhos no site da IBM.

 Notas e Referências
  1. BASET, Salman A., SCHULZRINNE, Henning (15 de setembro de 2004). An Analysis of the Skype Peer-to-Peer Internet Telephony Protocol (em inglês). Página visitada em 8 de maio de 2007.
  2. Dual-mode cellular/WiFi handset adoption (em inglês). TMCnet. Página visitada em 8 de maio e 2007.
  3. Examining Two Well-Known Attacks on VoIP (em inglês). CircleID. Página visitada em 8 de maio de 2007.
  4. VoIP Security: Uncovered (em inglês). WhiteDust security. Página visitada em 8 de maio de 2007.

2 comentários:

Victor Costa disse...

A tecnologia em si do VoIP, é simples. O problema do VoIP está em jogar isso em uma estrutura de internet, porque as empresas que conheci prestadoras deste tipo de serviço não o fazem/faziam bem.

Comentar sobre o tema é complicado porque:
1º Estou no Nordeste do Brasil e as coisas demoram muito mais pra acontecer aqui do que em São Paulo, por exemplo.
2º Faz tempo que não pesquiso sobre VoIP. Afinal nenhuma empresa revolucionou o serviço, pelo menos aos meus olhos.

Mas vamos lá.

Discordo do ponto de que a necessidade de energia é um dificultador. Pois os celulares também precisam de energia e a dependência de um cabo (no caso da telefonia fixa) é um problema muito maior do que carregar uma bateria. Mas não vou entrar em detalhes.
A falta de clareza da Anatel sobre o serviço é um problema (na minha opinião, o maior deles), pois, se um grande provedor de internet resolver vender VoIP, duvido que as empresas de telefonia fiquem quietinhas. Elas ainda são maiores. Os provedores ainda dependem delas para vários serviços. Quem regulamenta as duas? Pois é.

Agora vamos ao VoIP Brasil:
As empresas de telefonia, vão utilizar o serviço VoIP internamente e isso reduzirá drasticamente seus custos. Passarão parte desta redução para o consumidor final, buscando a clientela da concorrência (Tim Infinity, Nextel e seus planos de radio, DDD Embratel etc). Ou seja, no final das contas (na minha opinião, sem nenhuma pesquisa, nenhuma análise de custos), é mais barato para a empresa se ligar nas melhores tarifas dos serviços mais utilizados e ser menos fiel a sua operadora do coração, principalmente em dias de mobilidade numérica (uma grande vantagem do IP fica neste item, pois o seu número é seu no mundo inteiro).

Concluindo, não me iludo mais com esse lance de reviravoltas da tecnologia. Aqui só usamos em larga escala o que os países de primeiro mundo não querem mais.
A tecnologia só é realmente aproveitada por quem é especialista ou fã do assunto (provavelmente o caso da moça que escreveu o post).
Ou seja, uma empresa realmente conseguiria economizar com VoIP em duas situações: Faz muitas ligações internacionais (trabalho com importação) ou existe um projeto de expansão onde haverá um número considerável de ramais. Possivelmente o investimento em ramais com tecnologia Wi-fi seria mais barato que o custo com cabeamento.

Obs: Ninguém mais lê isso aqui, não? Nem os colunistas? Vamos trocar ideias!

Silvia Afonso disse...

Eu concordo com você, Victor. Acredito que o maior empecilho para a dissiminação do VoIP pelas empresas é a falta do domínio dessa tecnologia pelas prestadoras deste tipo de serviço. É um serviço "BABY" ainda...

Eu utilizo o VoIP por meio de um provedor de acesso à internet, ou seja: o serviço não é perfeito, já que não se trata de uma prestadora especializada. No entanto, economizo muito! O custo das chamadas internacionais é mísero!