sexta-feira, 21 de outubro de 2011

E a TV te ensina como a perder dinheiro.

O SBT recentemente exibiu uma reportagem com uma figura que, conforme exibido pelos jornalistas daquela emissora, provavelmente irá fazer os maiores hedge-fund managers do mundo passarem inveja em pouco tempo.

A Personagem em questão é Dona Helena, uma dona de casa que depositou todas as economias (!!!) da família na Bolsa de Valores (30 Mil Reais) e após perder 46% do patrimônio (14 mil reais), fez um curso rápido e agora ganha em média 5 mil reais por mês na Bolsa! No gigantesco período deeeeeeee.... 2 meses.

Isso mesmo: A Reportagem procura transformar em mito uma senhora que até hoje não recuperou o patrimônio inicial investido e que ganhou percentuais elevados em 2 meses, o que não diz absolutamente nada, já que é um tempo muito pequeno para se avaliar algo.

Fico imaginando o quantidade de pessoas pouco informadas que ao verem um vídeo

Listo abaixo alguns erros e desinformações grotescas da reportagem:

1 - A Dona Helena diz que no começo tirava 2 mil reais por mês da bolsa. A Bolsa de valores não serve e nunca serviu para obtenção de renda mensal, ainda mais para quantidades pequenas. Como o retorno não é constante, muitos iniciantes caem no erro de, quando ganham, retiram o lucro, e quando perdem (e isso vai acontecer), vêem seu capital ser reduzido, perdem sua "fonte de renda" e ainda tem sua capacidade de recuperar o investimento destruida. A Bolsa, ao invés de fonte de renda mensal, deve ser tratada como investimento de longo prazo para construção de patrimônio.

2 - A Dona Helena fica o dia todo no escritório da corretora, fazendo operações. Mas pera aê, com 30 Mil reais? Com um montante destes, e fazendo um número excesso de operações, provavelmente ela paga um volume considerável em taxas de corretagem (alguém ai já pensou na possibilidade da corretora dela criar aquela sala justamente para a cliente se destruir pagando todos estes custos com o excesso de operações?). Enquanto se está ganhando alguma coisa, ela possivelmente ignora, erroneamente, estes custos. Porém quando perder - e ela já perdeu uma vez- ela irá ver o quanto que o número excessivo de operações foi danoso para o patrimônio dela (e lucrativo para a corretora, que ganha as corretagens mesmo com ela perdendo, o que também não é injusto).

3 - Se a Dona Helena, nestes 2 meses que a transformaram em "mito", ganhou 5 mil reais por mês com os 16 mil que haviam sobrado dos 30 mil reais dela, ela, mesmo que não tenha resgatado nada, ainda não recuperou o montante inicial, pois tem agora 26 mil reais. Como o SBT pode afirmar que ela está se dando muito bem assim?

4 - E a reportagem dá a entender que esse ganho de 5 mil reais por mês com apenas 16 mil reais é algo que qualquer um pode ganhar quando quiser. Oras, isso representa uma rentabilidade de 31,25% ao mês. Os maiores gestores de fundos de hedge do mundo (John Paulson, Simmons, George Soros, etc) tem uma rentabilidade média (não ao longo dos últimos 2 meses, mas sim ao longo das últimas décadas) de algo em torno de 3% ao mês. A Dona Helena seria mais de 10 vezes melhor que esses homens que ganham bilhões para gerir fortunas.

Só que eu chuto que a Dona Helena, para ganhar tanto em tão pouco tempo, provavelmente cometeu o erro que muitos que apresentam perdas na Bolsa de Valores fazem: Alavancam de maneira estúpida ou passam a usar derivativos (como opções) de maneira irresponsável. Se você tiver sorte, pode ganhar bastante. Mas no primeiro momento que a sorte acabar, você PERDE TUDO. GAME OVER. E uma hora a sorte acaba.

E Claro que estas operações são incentivadas por alguns destes assessores financeiros (não me refiro aos que são apresentados na reportagem, que na verdade são de uma corretora, porque não os conheco) que pipocam no mercado. Alguns sim dão boas informações, porém para outros vale ficar com o pé atrás.

Até porque ninguém vai chamar a TV para filmar os vários que quebram e perdem todas suas economias brincando com instrumentos de risco no mercado de capitais diariamente. E caso isso aconteça com Dona Helena (espero que não), provavelmente ninguém vai lembrar também.

3 comentários:

Investidor Defensivo disse...

Tenso!!!

Anônimo disse...

Triste saber que com apenas dois meses ela já se torna uma "expert no mercado", tratando do mercado acionário como uma renda fixa, uma pena que muita gente vendo esse vídeo acaba acreditando que o mercado acionário é bem fácil de ganhar dinheiro.

Única coisa um pouco sensata é a opinião no final do vídeo.

Investindo Todo Mês disse...

Sem comentários!

ITM