quinta-feira, 22 de setembro de 2011

E o Governo aumenta (novamente) o IPI... Mudem as justificativas pelo menos!




E o Governo aumenta de novo o IPI, dessa vez para carros importados e outros produtos (Até bicletas!).


Justificativa do Governo?

“O aumento das importações está reduzindo a competitividade da indústria nacional”. (Exame Online, 22/09/2011)

Quem tem lá seus 30 anos deve lembrar bastante dos governos da década de 80 mantendo pesadas barreiras à importação alegando a mesma coisa, que era a defesa da indústria nacional.

Mas oras, para a indústria se desenvolver, primeiro precisa de investimento (e desoneração de quem deseja investir) em ciência e tecnologia. Tecnologia não surge de maneira etérea com o aumento dos impostos.

Devido à utilização dessa mesma justificativa há 3 décadas atrás que os Brasileiros tinham de usar os "modernos" computadores Cobra, fabricados no Brasil na época, porque era quase impossível importar computadores decentes e pesadamente tarifados.

E por não termos computadores decentes, já que deveríamos apenas usar os nacionais, houve um grande atraso no desenvolvimento de toda nossa indústria tecnológica.


Será que é isso que o governo quer mesmo?

Ou então eles deveriam parar com essa justificativa fajuta (e errada) de "proteger" a indústria e falar o real motivo do aumento dos impostos (Aumenta a arrecadação*).


* - Embora esta justificativa também esteja errada em boa parte dos casos, já que no Brasil os impostos já são tão altos, que quando se aumenta ainda mais suas alíquotas, você reduz a arrecadação porque reduz o consumo. Conceito básico de Curva de Laffer, das aulinhas de economia.

Nenhum comentário: