terça-feira, 13 de julho de 2010

Perspectiva


Como divulgado hoje na mídia, nos últimos 13 anos, 12,8 milhões de pessoas abandonaram a pobreza ABSOLUTA em nosso país. Lembrando que pobreza absoluta significa com renda inferior a US$ 1,00 por dia. Isso quer dizer que hoje, "apenas" cerca de 29% do total da população vive na pobreza absoluta. O que muitos não sabem, no entanto, é que a meta é reduzir esses 29% a 4% da população até 2016.
Não podemos negar que grande parte dessa queda da pobreza absoluta em nosso país deve-se a programas assistencialistas. (Aliás, eu gostaria de ver essa pesquisa mais especificamente divida por períodos políticos: FHC e Lula).
Não sou Lulista e muito menos simpatizante, mas não podemos nos esquecer que, nos últimos 8 anos, o Brasil tornou-se credor mundial, melhorou o IDH exorbitantemente, como pode-se notar por meio dessa pesquisa do Ipea, e passou por uma crise mundial (por sinal sem precedentes) sem grandes problemas e, portanto, não podemos deixar de atribuir um certo valor a nossa gestão atual.

Citando Frei Betto, elite e proletariado caracterizam-se pela ociosidade e a marginalidade de seus membros, violência de seus métodos de sobrevivência, esterilidade intelectual, carência de padrões, de consciência crítica e de perspectiva histórica. Por algum passo que acertamos, o abismo em nosso patamar social nunca esteve tão amenizado e a nossa perspectiva, tão prometedora.





Um comentário:

Hugo disse...

Aqui tem um comparativo bom:
http://pt-br.governobrasil.wikia.com/wiki/Governo_Brasil_Wiki