Hoje meu post é sobre Empresa Júnior, não somente por fazer parte de uma e ser adepta do Movimento Empresa Júnior (MEJ), e sim para esclarecer para as pessoas a importância deste tipo de entidade no mercado de trabalho atual, principalmente na área de negócios.
Faço parte da Júnior FEA, empresa Júnior da FEARP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da USP- Ribeirão Preto.
Há diversos desafios e também benefícios em fazer parte de uma EJ. Muitas vezes, o que aprendemos em sala de aula acaba ficando subjetivo em nossa cabeça, sem uma aplicabilidade clara, mas que quando entramos no mercado de trabalho entendemos a importância e temos que resgatar e aprofundar tudo de uma só vez. A empresa júnior faz com que possamos aprofundar esses conceitos de forma pontual, consolidando o aprendizado.
O principal objetivo de uma EJ é o de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, além de possibilitar uma grande rede de contatos entre diversos empresários, partilhando diferentes pontos de vista!
O mais interessante é a autonomia de colocar em prática muitas das idéias que temos com base no que aprendemos em sala de aula, e juntando isso com o benchmarking com outras EJs conseguir desenvolver modelos de negócio de excelência, que também podem ser referência para diversas empresas do nosso país.
O MEJ é formado por diversas Federações Estaduais e estas são controladas pela Confederação Brasileira, a Brasil Júnior. Em relação às qualidades dos projetos, as EJs se esforçam ao máximo para que seus projetos sejam feitos com excelência, pela sua própria reputação no mercado e também por terem que mostrar resultados para estas federações.

Durante o ano, há diversos eventos em que várias EJs se reúnem para discutir modelos de gestão, processos e cases de sucesso de insucesso. O maior deles é o ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores), que neste ano será realizado na Costa do Sauípe - BA. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site www.enejbahia.com.br . No evento do ano passado, realizado em BH, até mesmo o então senador Cristóvam Buarque falou sobre o Movimento em um discurso no Senado, que pode ser conferido no link http://www.youtube.com/watch?v=Qe60pq9chQ4!
Empresa Júnior, o futuro do país sendo desenvolvido desde já!
Apoiem essa idéia!
Um comentário:
Mana, adorei o link para o vídeo do Cristovam (tirem o http:// que está duplicado).
Eu fico abismada quando vejo que as pessoas que estão na faculdade raramente se envolvem com essas entidades... são oportunidades indispensáveis. Na minha opinião, é quase uma obrigação para a boa formação. Ou pelo menos para a formação completa...
Muito bom.
Postar um comentário