
Depois de tantas retrospectivas (até mesmo a nossa), decidi ir para um campo mais hardcore:
A Futurologia.
Afinal, é nessa época que sai aquele monte de chut.., ops, previsão de bancos de investimento e corretoras sobre a pontuação do Ibovespa no final desse ano.
Sabendo que isso é um exercício inutíl e tudo não passa de chute, devido à grande aleatoriade existente no mercado financeiro, decidimos também nos divertirmos prevendo o que será exibido nas retrospectivas daqui a 12 meses, nas últimas semanas de Dezembro.
1 - Nesse ano de 2011, observamos o pacote de redução de gastos e aumento dos juros logo no começo. Afinal, dona Dilma aprendeu com Maquiavel que, se é pra tomar alguma medida dolorosa para a população, que seja tudo de uma vez.
2 - No Primeiro semestre a bolsa ainda patinou um pouco, apesar de um ou outro rally de alta sem muito fôlego.
3 - Europeus ainda chiando. E dessa vez os amigos Helênicos saem de cena e quem rouba o palco dos problemáticos são os Ibéricos, com a Irlanda fazendo rápidas pontas e a Itália dando as caras.
4 - Ano Eleitoral com algumas agitações! E Não é que os Portugueses reelegeram Anibal Cavaco? E Não é que saiu pancadaria em Eleição no Haiti? E Não é que os Argentinos.... Bem, os Argentinos até nas eleições parecem não admitir que erraram, não me surpreende.
5 - Chutar Pontuação pra bolsa não é meu forte (Embora eu ache engraçado gente chutando abaixo de 75 mil ou acima de 100 mil pontos pro Ibovespa em Dezembro). Mas que o papel do Brasil não foi (foi porquê, lembrando, isso é uma retrospectiva) tão bonito em Guadalajara quanto no Rio, não foi. Mas não foi ruim também.
6 - No Campo do M&A, em 2011 houveram negócios grandes entre empresas automotivas, e também entre algumas empresas de comunicação. Agora, aquela onda de compra e venda de banco pra cá de alguns anos atrás, parece ter sussegado um pouco, embora ainda com algumas agitações.
7 - E na área que mais importa, no final de tudo: Santos dando Show na Libertadores da América!