quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alguns fatos curiosos do Allianz Global Wealth Report

   Todos anos, a seguradora alemã Allianz divulga seu relatório global com uma pesquisa bastante completa sobre quanto, em média, o cidadão de cada pais tem economizado em ativos financeiros e o quanto ele tem de dívidas, calculando assim o patrimônio financeiro de cada um. Ou seja, à grosso modo, a pesquisa divulga em quais países no mundo estão as pessoas que mais economizam, as que mais se endividam e as que mais gastam!

   E dessa pesquisa é possível tirar vários dados interessantes. Claro que existem algumas obviedades, como o fato de que os 3 países onde, em média as pessoas tem mais dinheiro guardado são Suíca (138.062 Euros per capita), Japão (93.087 Euros per capita) e EUA (90.417), ou que os que estão na parte mais baixa do ranking, que conta com 70 países, são a India (643 Euros per capita), Cazaquistão e Indonésia (com 539 e 467 Euros por pessoa de patrimônio financeiro respectivamente).

  Algumas curiosidades que cheguei:

    Os brasileiros até tem um patrimônio bruto financeiro considerável (6545 euros per capita), o que o coloca na categoria de cidadão de média riqueza, porém ele também tem um passivo financeiro considerável (galera anda se endividando rápido pelo jeito), já que seu líquido financeiro é de apenas 2981 euros per capita.
   No entanto, ainda assim estamos muito acima dos hermanos argentinos, que possuem um patrimônio liquido financeiro de apenas 1167 dólares. Em partes isto deve ser explicado pelo fato que a pesquisa considera apenas aplicações financeiras, e é de se imaginar que muitos argentinos, dada a altíssima inflação e taxação do país, preferem deixar seu dinheiro em ativos como imóveis ou até mesmo debaixo do colchão!

  Se for ponderar pela renda per capita, os israelenses estão entre os que mais economizam no mundo (espaço para piadas totalmente oportunas), pois eles possuem, em média, quase 27 meses de salário aplicados no banco, em ações e afins!

  Enquanto isso, os neo-zelandeses parecem não gostar muito de economizar, já que eles tem menos de 2 meses de salário reservados para uma eventual emergência (mesmo tendo uma renda 3 vezes maior que a brasileira, eles possuem menos dinheiro que nós!). Mas claro, economizar em um lugar com tantas belezas naturais, praias paradisíacas e coisas divertidas deve mesmo ser difícil. Bastante compreensível, colegas Kiwis.

   Os países do BRIC estiveram entre aqueles onde o patrimônio financeiro da população mais subiu. No Brasil, 12,7% de alta no último ano. Rússia, India e China tiveram crescimentos de 17,9%, 18,1% e 7% respectivamente. Em contraste, o patrimônio dos espanhóis caiu 3,5%, o dos portugueses diminuiu 3,3% e o  dos italianos variou -3,1%. Pelo jeito, logo logo algumas da mansões em Ibiza ou na riviera italiana serão de cidadãos de países emergentes.

  O Relatório é realmente sensacional. Existe até um levantamento sobre EM QUÊ os cidadãos desses paises aplicam seu dinheiro. Mas isso fica para a próxima postagem. Aguardem!

Nenhum comentário: