domingo, 9 de setembro de 2012

Os baixos salários dos nossos servidores públicos em greve.

   Recentemente, o Brasil passou por uma onda de greves (de facto, várias ainda estão acontecendo) do funcionalismo público. Uma parte considerável deles pleiteia reajustes acima da inflação.

   A Tabela abaixo, publicada pela revista Exame, mostra essas categorias e seus respectivos salários atuais e corrigidos, bem como algumas outras reinvidicações.


Salário Inicial Hoje Salário Final HojeReajusteQuanto ganharia 
Delegados da Polícia Federal13,3 mil19,6 mil30%17,3 a 25,6 milAprovação pelo Congresso de projeto de indenização para quem trabalha nas fronteiras
Auditores da Receita Federal13,6 mil19,4 mil30,19%17,6 a 25,2 milRecomposição dos quadros e adicional para zonas de fronteira
Analista do Banco Central12,9 mil18,4 mil23%15,9 a 22,7 milRegulamentação de negociação de forma permanente, como prevê a OIT
Especialista de Agência Reguladora10 mil15,8 mil*25%12,5 a 19,8 milCriação de carreira única unindo especialista e analista e equiparação entre servidores da área administrativa e de regulação
Diplomatas12,9 mil18,4 mil**30%16,8 a 24 milEquiparação salarial com auditores da Receita



Oras, se querem um reajuste acima da inflação, logo querem que uma parte maior do erário público destinados à seus humildes salários, o que se espera é que tenham algum mérito para este né?

Vejamos... no caso dos delegados da polícia federal, qual reduzido foi o crime organizado no país? E para os nossos especialistas de agências reguladoras, qual o merecimento dado o atual nível de (des)serviço de agências como ANTT, ANEEL ou ANAC?

Não estou dizendo que todos fazem um péssimo trabalho, longe disso. Mas ao aumentar o salário de um servidor público, na prática, reduzimos o salário de quem NÃO é um servidor público. E para que isto ocorra sem ser uma GRANDE E NOJENTA injustiça, o MÍNIMO que se espera é que tal pedido seja embasado em uma dose imensa de mérito dos que o pedem.

Alguem ai acha que é o caso?

Mas claro, no Brasil, onde já trabalhamos de Janeiro a Maio DE GRAÇA só para pagar os pequenos salários dos nossos servidos públicos, faz muito sentido eles ganharem ainda mais, certo?

Assim como fazia sentido Luis XIV aumentar os impostos para aumentar o luxo de sua corte. Até que um dia perdeu a cabeça. Literalmente.

PS: Dêem uma olhada nesse vídeo, sobre o tema da postagem: http://www.youtube.com/watch?v=BO45U0MxZ1g&feature=share