domingo, 12 de setembro de 2010

Porquê vamos bater numa curva a 200 KM por Hora.

Todo mundo já deve ter visto as N! manchetes exaltando o atual momento brasileiro, e como nos tornamos extremamente atraentes para o investimento estrangeiro. Desde uma capa do The Economist falando sobre a decolagem do Brasil até vários artigos no Wall Street Journal exaltando o país, o mundo todo surfa na onda brasileira.

A questão é: ninguém ainda se perguntou se é SEMPRE BOM investimento direto crescente rapidamente? Ou então se não seria necessário uma contrapartida em investimento brasileiro no exterior?
Acredito que todos tem consciência que ninguém investe em algum lugar pra perder dinheiro, certo? A intenção primordial de um investidor (e eu ouço isso diariamente no meu trabalho de assessor de investimentos) é só uma: GANHAR DINHEIRO.

Se alguém investe em ações da Vale do Rio Doce, quer que a Vale gere bons lucros para pagar dividendos e encher o próprio bolso.

Logo, não é necessário um grande exercício de lógica para imaginar que a itenção de um investidor no Brasil seja que possa retirar do país mais dinheiro do que colocou. Caso contrário, jamais teria lucro.

O gráfico acima mostra dois dados do balanço de pagamentos brasileiro. A Linha verde á o volume de investimento estrangeiro, de 1995 até 2010. A Linha vermelha são o tanto que saiu do País em Remessas de lucros para o exterior.

Remessas de Lucros? Isso mesmo! Toda empresa que investe no Brasil tem a intenção, posterior de remeter estes lucros, ou parte deles, pra sua matriz e por sua vez para seus acionistas.

Nos últimos anos o balanço de pagamentos brasileiro está fora do negativo, em boa parte, por causa de todo o capital que entra aqui na forma de investimento. Mas e quando esses investimentos em petróleo, minérios, consumo e congêneres começarem a dar lucro e forem remetidos para o exterior?

Boa parte da gastança do atual governo é financiado por esses investimentos, mas e quando o dinheiro passar a sair ao invés de entrar? (E Lembrando: Todo mundo investe em algo com a intenção futura de colocar lucro no bolso). De onde o governo vai tirar dinheiro? Mais impostos?

Ninguém ainda apresentou solução para isso. E enquanto isso os investimentos estrangeiros sobrem VERTIGINOSAMENTE. O Governo Chinês, preocupado com o rombo no balanço de pagamentos que as remessas de lucros podem causa, já tomou algumas medidas como a criação de fundos e meios para investir no exterior e compensar as remessas de lucros.

Mas e o Brasil? Só pensa em pisar no acelerador. Até a hora em que corre o risco de bater em um muro a 200 KM por hora.

Nenhum comentário: