domingo, 26 de setembro de 2010

O Jogo das Moedas


Nessa ultima semana Barack Obama se encontrou com Wen Jiabao, chefe de estado da China. Embora os motivos tenham sido vários, todos sabem que uma das principais (senão principal) pauta da reunião era a reiteração do pedido americano para que os chineses valorizassem sua moeda.

Há anos que a China opera com seu câmbio desvalorizado, o que faz com que seus produtos custem muito barato para se importar, e em partes isso é um dos motores do crescimento chinês. Só que isso vem causando alguns danos ao parque industrial e à balança comercial de vários países, como os EUA.

Só que a China não é só a única, há algum tempo, à pensar no câmbio como ferramenta para aumentar a competitividade do país.

Embora os Americanos julguem esse artíficio como "Jogo Sujo", alguns governos do mundo estão tentando desvalorizar suas moedas afim de fazer com que se torne mais fácil exportar seus produtos.

Ou Seja, se você ficava feliz quando via o Real subir e o Dólar cair, você está na contramão do resto do mundo.

Talvez isso até explique, de certo modo, as fortes variações no Iene Japonês nas últimas semanas.

Aqui no Brasil, o governo tenta a todo custo segurar o câmbio, já que, se não é possível fazer o real ficar mais barato devido à entrada de dólares em investimento estrangeiro no país, pelo menos existe algum esforço do Banco Central para evitar que nossa moeda se torne ainda mais cara.

O Que seria muito bom para quem gosta de comprar vinhos estrangeiros ou pretende viajar para o exterior. Porém muito perigoso para o parque industrial do país, embora em outras ocasiões já foi mostrado que um ganho de eficiência poderia resolver esse problemas. Mas até onde a eficiência pode aumentar para compensar um Real caro?

No próximo post meu falo de algo relacionado à isso e a como o petróleo (que agora temos de sobra) pode nos deixar ainda mais pobres: Doença Holandesa. Até!

Nenhum comentário: