quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Estocasticidade - NÃO FAÇA PREVISÕES

PS: Eu havia ficado de falar sobre Câmbio no meu próximo post, mas não podia deixar de postar sobre isso.

Eu, às vezes, me confronto com termos como "Plano pro dêcenio" em apresentações corporativas.

E desacredito que realmente existem empresas que pagam centenas de milhares de reais para executivos tentarem prever o IMPREVÍSIVEL: NÃO TEMOS condição de fazer previsões com alguma precisão em horizontes tão longos!

Estocasticidade, baby!

Prever o mês que vêm, em determinada conjuntura, vá lá! Até dá. Mas quanto mais variáveis você insere (ou mais aumenta a amplitude delas), MAIS COMPLICADO fica fazer qualquer previsão.

Uma analogia bem simples ajuda a explicar isso. Aliás, 2.

Primeiro: Você vai andar 5 metros para chegar em determinado local (ex: uma mesa). Se você errar o ângulo da direção que você vai em algo como 5 GRAUS, você vai cometer um erro de apenas alguns centímetros. Mas ainda estará aonde queria chegar.

Agora, se um avião indo em direção a Tailândia erra em 5 graus a direção inicial (e não corrige a rota), ele poderia parar em algum lugar na China ou Malásia!

Segundo: Você pode até prever, com pouco esforço, o que vai acontecer com a bola que você acertar em um jogo de bilhar. Com algum esforço, você consegue prever 2 ou até 3 lances posteriores. A partir disso, se torna praticamente IMPOSSÍVEL fazer previsões devido à INFINIDADE de possibilidades.

Você até pode tentar prever o amanhã, que depende de hoje. Mas não o ano 2020, que depende do ano de 2019, que por sua vez depende do ano de 2018, e assim por diante.

Portanto, deveriamos ter mais ciência da nossa incapacidade de vislumbrar o futuro distante e nos preocupar um pouco mais com o futuro imediato.

Nenhum comentário: