segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O Hot-dog de 69 dólares está lá para que você pague 20 dólares no Hamburguer

A Postagem abaixo, foi baseada em um artigo de outro blog, disponível em http://priceless-the-book.blogspot.com/2010/08/anchoring-is-back-meet-69-hot-dog.html




Em Nova Iorque há um restaurante chamado serendipity 3, em East Side, bastante famoso entre turistas que querem almoçar próximo de algumas celebridas que as vezes aparecem por lá. Recentemente, eles adicionaram em seu menu um novo item: um cachorro-quente que custa $69 dólares.

O Hotdog tenta justificar seu preço com algumas iguarias: ele tem entre seus recheios foie gras com trufas negras, tomates heirloom (se alguém souber o que são esses tomates, me explique por favor), mostarda de Dijon, entre outros.

Mas mais do que criar um novo prato para o menu (com uma combinação de ingredientes bem questionável entre os entendidos de culinária, diga-se de passagem, como foie gras e salsicha), o chef que fez este prato estava pensando em outras 2 importantes coisas:

1 - A Publicidade gratuíta que um sanduíche como este atraíria. De fato, a sua inclusão no menu fez com que o restaurante ganhasse várias páginas de jornais e revistas e até a inclusão no Guiness Book por possuir o cachorro-quente mais caro do mundo. Certamente alguém no mundo (de bom-senso duvidável) iria gostar de pedir algo em um restaurante que tivesse um título kitsch como este.

2 - Alavancagem da percepção do nível de "preço-justo", um fenômeno cognitivo descoberto pelos psicólogos Daniel Kahneman e Amos Tversky (os quais recomendo a leitura da obra fortemente).

Embora nós tenhamos pré-definições de quanto valem certas coisas, nós somos influenciados por outros números que observamos.

Imagine um casal que chega a este restaurante. Ao chegarem ao local, eles tentam estimar o quanto é razoável gastar nele. Muito provavelmente não vão comprar o cachorro quente de 69 dólares por este ser muito mais caro do que julgam razoável e podem pagar, porém após ver algo tão caro, ficam felizes ao ver que existe também lá um Cheeseburguer que custa somente $17,95.

O Valor do hotdog faz o preço do cheeseburger parecer razoável comparativamente, embora qualquer pessoa com cérebro saiba que esse é um valor rídiculamente alto à se pagar em praticamente qualquer outro lugar do mundo.

Essa estratégia corrobora a idéia de que o contraste de preços afeta o processo de decisão. E isso é algo bastante utilizado por restauranteurs no mundo todo.

O Serendipity 3 também possui um sundae de chocolate que custa $1000, e que deve ser encomendado com 48 horas de antecedência. É outro claro caso de alavancagem, para convencer os desavisados turistas que $22,50 por uma fatia de bolo de queijo não é algo caro. O restaurante, ao adicionar isso ao menu, deseja apenas os 2 pontos citados acima. Eles não querem ganhar vendendo o sorvete, até porque sabem que algum bilionário no mundo planeje tomar um sundae com 2 dias de antecedência.

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