domingo, 25 de novembro de 2012

O que dois rankings diferentes mostram sobre a nova dinâmica global.


       A seção da ONU responsável pelas políticas do orgão com programas de urbanismo e habitação (UN – Habitat) produz um relatório chamado State of the World`s Cities, que pode ser encontrado neste link e tem várias informações interessantes para quem gosta do assunto: http://www.unhabitat.org/pmss/listItemDetails.aspx?publicationID=3387

        Deste relatório é possível extrair 2 rankings sobre o crescimento das cidades no mundo: o das cidades que mais crescem e o das cidades que mais diminuem. E é com base nestes dois que neste post farei um breve paralelo deles com a nova dinâmica econômica mundial.

As tabela da esquerda mostra a lista das cidades que mais cresceram entre o ano de 1990 e 2010. A da direita, as que mais diminuiram neste mesmo período. Interessante, mais do que ver os números em absoluto, é observar os países destas cidades.

            Na lista das 15 que mais cresceram, o placar é:
            11 ficam na China
            4 em diferentes países do continente africano (Ruanda, Nigéria, etc).
          Vale mencionar também que, embora não tenha aparecido entre as 15 cidades, Angola tem 2 cidades (Huambo e Luanda) que estão no ranking expandido, das 30 que mais cresceram.

  
            Já na outra lista, das 15 que mais decresceram, o resultado é:
            5 estão na Ucrânia
            5 na Rússia
            2 na Coréia do Sul
            1 na Geórgia
            1 na Libéria (Continente Africano)
            1 na Hungria.
            Se formos considerar as 30 que mais diminuiram, a Itália também da as caras com 3 cidades (17ª – Turim, 25ª – Milão e 27ª – Roma).


            O que podemos entender destes rankings?

            Na minha opinião, o ranking das que mais cresceram, possui uma grande obviedade, que é o grande número de cidades chinesas. Embora a população daquele país já não cresça em um rítmo elevado, o país passa por um enorme êxodo rural, com massas de população abandonando o campo e migrando para as cidades. Até ai nenhuma surpresa.

Nenhuma surpresa também na presença das cidades africanas completando o ranking. Lá, o alto índice de natalidade faz com que as cidades tenham um grande crescimento orgânico (fora o êxodo rural que também ocorre lá).

Agora, sobre o ranking das que mais diminuiram, dá para falar um pouco mais. Das 15 presentes no ranking, 11 ficam na região da antiga União Soviética (Ucrânia, Rússia e Geórgia) e mais uma que ficava na zona de influência da mesma (Hungria). Os países daquela região de 1990 para cá passaram por grandes ondas de emigração de sua população após a abertura de suas fronteiras com a queda do comunismo. Muita gente abandonou essas cidades e o continua fazendo (mesmo com os altos índices de crescimento econômico da Rússia e leste europeu recentemente).

Já a presença das cidades Coreanas e Italianas provavelmente é devido à baixas taxas de natalidade, embora talvez em um futuro onde a economia italiana não se re-estabeleça, podem ocorrer fluxos migratórios para fora desta também. Mas isso são somente conjecturas.

domingo, 18 de novembro de 2012

Perguntas que o Google já utilizou para selecionar colaboradores.

           Muitos já sabem a importância que o Google dá para a capacidade de raciocínicio e velocidade de pensamento na hora de selecionar alguns dos jovens brilhantes que trabalham na empresa. O Grande peso que colocam na avaliação do desempenho acadêmico dos candidatos à empresa de Mountain View, Califórnia, já diz muito dessa preferência, eliminando pessoas que tiveram desempenho apenas satisfatório durante a faculdade.

            Porém o que a Business Insider revelou recentemente é algumas das perguntas que faziam neurônios fritarem durante os tensos processos seletivos. Algumas parecem aqueles testes de brincadeira que se acham na internet.

            No entanto eu, particularmente, acredito que muitas destas realmente são ótimas para se testar a capacidade de montar rapidamente uma linha de raciocínio coerente e com método justificável. Lembrando que as pessoas tinham alguns minutos para responder cada uma e justificar a resposta.

            1 – Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus escolar? Vaga: Gerente de produtos.
           
            2 – Quanto você deveria cobrar para lavar todas as janelas de Seattle? Vaga: Gerente de produtos

            3 – Em um país onde pais querem ter apenas filhos meninos, e cada familia continua a ter filhos até que nasça um (parando quando nasce um garoto), qual é a proporção de meninos e meninas? Vaga: Gerente de produtos.

            4 – Desenhe um plano de evacuação para São Francisco. Vaga: Gerente de produtos.

            5 – Por quê as tampas de bueiro são redondas? Vaga: Engenheiro de Software

            6 – Quantas vezes por dia os ponteiros de um relógio se sobrepoem? Vaga: Gerente de produtos.

            7 -  Um homem empurrou seu carro para um hotel e perdeu sua fortuna. O que aconteceu? Vaga: Engenheiro de software.

            8 -  Você precisa verificar que seu amigo, Bob, tem seu numero de telefone correto, mas você não pode pergunta-lo diretamente. Você precisa escrever a pergunta em um cartão que será entregue a Eva, que vai levar o cartão para Bob e devolverá para você. O que você precisa escrever no cartão antes da pergunta para garantir que Bob codifique a mensagem de modo que Eva não consiga ler o número?
Vaga: Engenheiro de software.

            9 – Você é o capitão de um navio pirata, e sua tripulação começa a votar em como o ouro será dividido. Se menos da metade dos piratas concordar com sua proposta, você morre. Qual sugestão de dividir o ouro você proporia que garantisse sua vida e ao mesmo tempo uma boa parte da divisão?
Vaga: Engenheiro de software.

          10 -  Você tem 10 bolas do mesmo tamanho, e 7 delas pesam a mesma coisa, enquanto uma pesa um pouco mais. Como você descobriria a bola mais pesada usando apenas uma balança e duas pesagens?
Vaga: Gerente de produtos.

         11 – Explique o que é um banco de dados para seu sobrinho de 8 anos usando 3 frases. Vaga: Gerente de produtos.

         12 – Você foi encolhido para o tamanho de uma moeda, e sua massa também para que pudesse ser mantida a densidade original. Você é colocado dentro de um liquidificador vazio e as lâminas começarão a se mover em 60 segundos. O Que você faz?
Vaga: Gerente de produtos


E as respostas?  Só ver no site da Business Insider: http://www.businessinsider.com/answers-to-google-interview-questions-2012-11