quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Alguns fatos curiosos do Allianz Global Wealth Report

   Todos anos, a seguradora alemã Allianz divulga seu relatório global com uma pesquisa bastante completa sobre quanto, em média, o cidadão de cada pais tem economizado em ativos financeiros e o quanto ele tem de dívidas, calculando assim o patrimônio financeiro de cada um. Ou seja, à grosso modo, a pesquisa divulga em quais países no mundo estão as pessoas que mais economizam, as que mais se endividam e as que mais gastam!

   E dessa pesquisa é possível tirar vários dados interessantes. Claro que existem algumas obviedades, como o fato de que os 3 países onde, em média as pessoas tem mais dinheiro guardado são Suíca (138.062 Euros per capita), Japão (93.087 Euros per capita) e EUA (90.417), ou que os que estão na parte mais baixa do ranking, que conta com 70 países, são a India (643 Euros per capita), Cazaquistão e Indonésia (com 539 e 467 Euros por pessoa de patrimônio financeiro respectivamente).

  Algumas curiosidades que cheguei:

    Os brasileiros até tem um patrimônio bruto financeiro considerável (6545 euros per capita), o que o coloca na categoria de cidadão de média riqueza, porém ele também tem um passivo financeiro considerável (galera anda se endividando rápido pelo jeito), já que seu líquido financeiro é de apenas 2981 euros per capita.
   No entanto, ainda assim estamos muito acima dos hermanos argentinos, que possuem um patrimônio liquido financeiro de apenas 1167 dólares. Em partes isto deve ser explicado pelo fato que a pesquisa considera apenas aplicações financeiras, e é de se imaginar que muitos argentinos, dada a altíssima inflação e taxação do país, preferem deixar seu dinheiro em ativos como imóveis ou até mesmo debaixo do colchão!

  Se for ponderar pela renda per capita, os israelenses estão entre os que mais economizam no mundo (espaço para piadas totalmente oportunas), pois eles possuem, em média, quase 27 meses de salário aplicados no banco, em ações e afins!

  Enquanto isso, os neo-zelandeses parecem não gostar muito de economizar, já que eles tem menos de 2 meses de salário reservados para uma eventual emergência (mesmo tendo uma renda 3 vezes maior que a brasileira, eles possuem menos dinheiro que nós!). Mas claro, economizar em um lugar com tantas belezas naturais, praias paradisíacas e coisas divertidas deve mesmo ser difícil. Bastante compreensível, colegas Kiwis.

   Os países do BRIC estiveram entre aqueles onde o patrimônio financeiro da população mais subiu. No Brasil, 12,7% de alta no último ano. Rússia, India e China tiveram crescimentos de 17,9%, 18,1% e 7% respectivamente. Em contraste, o patrimônio dos espanhóis caiu 3,5%, o dos portugueses diminuiu 3,3% e o  dos italianos variou -3,1%. Pelo jeito, logo logo algumas da mansões em Ibiza ou na riviera italiana serão de cidadãos de países emergentes.

  O Relatório é realmente sensacional. Existe até um levantamento sobre EM QUÊ os cidadãos desses paises aplicam seu dinheiro. Mas isso fica para a próxima postagem. Aguardem!

sábado, 15 de setembro de 2012

O Extremismo Muçulmano e sua política do medo

   Variando um pouco o tema das minhas postagens no blog, eu não consigo me segurar para postar sobre um dos temas preponderantes nesta semana, que foram os protestos generalizados no mundo árabe motivados em sua grande parte por um vídeo feito por um cineasta americano que utiliza o pseudônimo de Sam Bacile. O Vídeo, intitulado "A Inocência dos muçulmanos", tem cerca de 14 minutos e faz uma sátira um tanto desrespeitosa à Maomé.

 Ou seja: Ok, desrespeitaram o profeta máximo da religião islâmica e isso sem dúvidas é lamentável, e o mesmo vale se fosse para outras religiões. Porém o que se sucedeu no mundo após à divulgação deste vídeo no Youtube não encontra justificativa nenhuma dentro da razão humana. É algo completamente inconcebível. Em quatro dias de protestos (contanto até hoje), já morreram sete pessoas em quatro países diferentes. Entre outros, foram assassinados diplomatas na Líbia, inclusive o embaixador americano. A Embaixada da Alemanha (O que os alemães tem a ver com tudo isso??) no Sudão foi invadida e parcialmente destruída. E essa escalada de violência ainda não dá sinais de diminuir.

  Já não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 2005, após alguns desenhos de Maomé terem sido divulgados por um jornal dinamarquês (e dessa vez o desrespeito não foi tão latente, porém pela lei islâmica é proibido retratar o profeta de qualquer forma, mesmo em desenhos), uma série de protestos explodiram no mundo árabe, resultando em ataques às embaixadas da Dinamarca, Noruega e Áustria em países como o Irã. Um padre católico italiano, morador na Turquia, foi assassinado também por este motivo, sendo que, tal qual o embaixador americano, ele não participou de nada que causou a polêmica.

 Temos, em ambos os casos, vários fatores em comum. Países que proporcionam uma boa liberdade de expressão aos seus cidadãos (como os países desenvolvidos ocidentais) sendo punidos por permitirem esta liberdade. Os que os punem, os extremistas islâmicos, também adotaram posturas bastante semelhante tanto em 2005 como em 2012.  Ataque à embaixadas de vários países, ameaças de morte, incêndios, e assassinatos de pessoas que não tinham ligação ALGUMA com os ocorridos, somente porque elas tinham nascido em determinados países.

   Até quando essa política agressiva e intimidadora de alguns grupos islâmicos (não todos, obviamente) irá continuar afetando a liberdade e impondo o medo à cidadãos que vivem do outro lado do mundo?

domingo, 9 de setembro de 2012

Os baixos salários dos nossos servidores públicos em greve.

   Recentemente, o Brasil passou por uma onda de greves (de facto, várias ainda estão acontecendo) do funcionalismo público. Uma parte considerável deles pleiteia reajustes acima da inflação.

   A Tabela abaixo, publicada pela revista Exame, mostra essas categorias e seus respectivos salários atuais e corrigidos, bem como algumas outras reinvidicações.


Salário Inicial Hoje Salário Final HojeReajusteQuanto ganharia 
Delegados da Polícia Federal13,3 mil19,6 mil30%17,3 a 25,6 milAprovação pelo Congresso de projeto de indenização para quem trabalha nas fronteiras
Auditores da Receita Federal13,6 mil19,4 mil30,19%17,6 a 25,2 milRecomposição dos quadros e adicional para zonas de fronteira
Analista do Banco Central12,9 mil18,4 mil23%15,9 a 22,7 milRegulamentação de negociação de forma permanente, como prevê a OIT
Especialista de Agência Reguladora10 mil15,8 mil*25%12,5 a 19,8 milCriação de carreira única unindo especialista e analista e equiparação entre servidores da área administrativa e de regulação
Diplomatas12,9 mil18,4 mil**30%16,8 a 24 milEquiparação salarial com auditores da Receita



Oras, se querem um reajuste acima da inflação, logo querem que uma parte maior do erário público destinados à seus humildes salários, o que se espera é que tenham algum mérito para este né?

Vejamos... no caso dos delegados da polícia federal, qual reduzido foi o crime organizado no país? E para os nossos especialistas de agências reguladoras, qual o merecimento dado o atual nível de (des)serviço de agências como ANTT, ANEEL ou ANAC?

Não estou dizendo que todos fazem um péssimo trabalho, longe disso. Mas ao aumentar o salário de um servidor público, na prática, reduzimos o salário de quem NÃO é um servidor público. E para que isto ocorra sem ser uma GRANDE E NOJENTA injustiça, o MÍNIMO que se espera é que tal pedido seja embasado em uma dose imensa de mérito dos que o pedem.

Alguem ai acha que é o caso?

Mas claro, no Brasil, onde já trabalhamos de Janeiro a Maio DE GRAÇA só para pagar os pequenos salários dos nossos servidos públicos, faz muito sentido eles ganharem ainda mais, certo?

Assim como fazia sentido Luis XIV aumentar os impostos para aumentar o luxo de sua corte. Até que um dia perdeu a cabeça. Literalmente.

PS: Dêem uma olhada nesse vídeo, sobre o tema da postagem: http://www.youtube.com/watch?v=BO45U0MxZ1g&feature=share

domingo, 2 de setembro de 2012

Governador do Texas pede para as pessoas rezarem contra a seca..

Há um local dos EUA onde:

- Boa parte da população acredita que o aquecimento global não existe, e foi criado pela esquerda mundial e que Deus jamais permitiria que isto acontecesse com nós.
- Carro considerado "pequeno" é caminhonete Ford F-150.
- A Indústria Petrolífera encontra seus maiores apoiadores, sejam políticos, seja a própria população.
- Fontes de Energias renováveis e redução do gasto energético recebem muito menos atenção do que os Rodeios...

(Adivinharam de que lugar eu estou falando? Sim, o TEXAS!)

  É pitoresco que este mesmo local esteja no noticiário corriqueiramente nos últimos meses por atravessarem a maior seca dos últimos 50 anos, seca esta que destruiu inúmeras plantações de soja, milho e afins, e fez os preços dispararem e o estado ter alguns bilhões de prejuízo.

   Uma das grandes causas desta seca (embora não a única), foi o pouco volume de neve no inverno texano, que deveria derreter na primavera, umidecer o solo e assim aumentar a evaporação e as chuvas. Mas a neve não veio, porque fez muito calor e nada disso aconteceu.

  Então, qual foi a GRANDE mudança de comportamento estimulada pelo governador do Texas depois de tudo isto?
 - Estimular o transporte público?
 - Investir em energias renováveis?
 - Conscientizar as gerações futuras sobre as mudanças climáticas e que um gigantesco Cadillac Escalade que faz 3 km/l não ajuda muito a evitar tudo isso?

  Resposta: Nenhuma delas! A Genial soluçao do governador Rick Perry foi outra!
http://www.msnbc.msn.com/id/42705038/ns/weather/t/texas-governor-urges-rain-prayers-wildfire-battles-continue/#.UEQvfrKPWk0

  E se existe aquele estereótipo do americano do meio-oeste cabeça-oca, boa parte disso deve ser por causa dos texanos que votaram nesse cara...