sábado, 17 de dezembro de 2011

Por que ser tão clichê?


Depois de quase um mês sem postar nada (TCC consumindo a maior parte do meu tempo, mas felizmente valeu a pena. Concluído e indicado pelo orientador para premiação!), resolvi vir hoje aqui compartilhar algo que ainda me deixa pasmo com a falta de senso de algumas pessoas.


Sabe aquelas dinâmicas (e painéis, que no fundo são dinâmicas parte 2) que você participa quando concorre em programas de trainee?

A Maior parte delas coloca como tarefa uma apresentação rápida na frente de todos, onde você vai falar das suas experiências e características em alguns minutos. Até ai nada de anormal.

O Problema é que entre falar as características, você também fala de alguns defeitos. Eis que alguns candidatos, achando que é possível dizer no entrelinhas que eles não tem defeitos, vêm e dizem coisas como:

- Ah, meu principal defeito é ser muito perfeccionista sabe... Eu gosto de tudo certinho, bem arrumado, não descanso enquanto tudo não estiver OK.

ou então...

- Eu sou muito auto-crítico, sabe? Me cobro demais, sempre procuro buscar o melhor de mim, bla bla bla whiskas sachê.


WTF!

Era para você falar seus defeitos! Não para fazer malabarismo linguístico e falar de uma suposta qualidade travestida de defeito que você possivelmente viu em algum manual de "como se dar bem em trainees"!!! (geralmente escrito por um não-trainee que precisava de grana).


Aqueles examinadores que estão ouvindo isso já devem ter, só nesse ano, visto mais de uma centena de candidatos, destes quais vários falaram exatamente os MESMOS clichês citados acima. Para um sujeito que tenta usar um truque batido como este, resta alguma esperança? Tem horas, como esta, que compensa muito mais ser autêntico.