segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Por que não votarmos pra presidente da Sabesp também?


Primeiro, desculpem fugir do tema central do Blog, que é Negócios, Bizness e afins, mas como estudante da USP eu sinto minha mão formigar para escrever sobre algo que muitos estudantes vem falando ultimamente, e apresentar um outro ponto de reflexão.


A nova moda entre os estudantes da Universidade de São Paulo virou pedir eleições diretas para reitor, porque isso sim seria "Democrático".

Eles alegam que isso seria mais democrático na medida que, ao ser escolhido pelos estudantes e funcionários, o reitor escolhido poderia atender aos interesses destes.


Mas quem disse que a USP (e qualquer outra universidade pública) existe para atender aos interesses dos estudantes? Elas existem para atender aos interesses da sociedade, não de estudantes e funcionários! Ela, antes de tudo, é paga por toda sociedade, e não por estes!

Exigir eleições diretas para reitor na USP é tão sensato quanto os funcionários da Petrobrás passarem a exigir que eles elejam o presidente, e não que este seja indicado pelo Presidente do País e pelo Ministro das Minas e Energia (como é hoje).


Então o processo de eleição desse diretor é anti-democrático? De modo algum... Seria impossível toda a sociedade votar para determinar o diretor de cada autarquia federal e estadual. Logo, ela confia aos representantes democraticamente eleitos por ela, essa responsabilidade.

Por ter sido eleita pelo voto popular, a Dilma pode trocar o presidente e diretor (dentro do regulamento vigente de cada um) de qualquer orgão financiado pela União. Ela teve essa responsabilidade confiada pela sociedade brasileira à ela! Do mesmo modo, o governador do estado de SP teve essa responsabilidade delegada à ele pela sociedade paulista que o elegeu, oras.


A dúvida, o questionamento que eu mais gosto de fazer para o pessoal que defende eleições diretas para reitor (e muitos deles são calouros, que ainda não entederam o real motivo de algumas pessoas defenderem isso, e assim poderem colocar lá algum capacho de partido radical naipe PSTU e PSOL igual já fizeram nos orgãos com eleição direta na USP) é o seguinte:

1 - Vocês sabem de uma, isso mesmo, SOMENTE UMA universidade de ponta no MUNDO com eleições diretas para reitor? Fiquem à vontade para dizer nos comentários.


2 - Vocês acham mesmo que essa discussão foi iniciada por gente que quer alguma melhoria na universidade e não colocar na cadeira de reitor alguém que pode desviar MUITO dinheiro do orçamento de quase 4 bilhões pra alguns sindicatos e partidos políticos? Para quem acha que não tem partido político capitaneando tudo isso, dá só uma olhada na foto que eu postei no começo desse texto (em versão maior aqui: http://f.i.uol.com.br/fotografia/2011/11/08/98837-970x600-1.jpeg, e olha bem o canto direito, um papel colado na parede da reitoria invadida...