sábado, 8 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA 2011 [Para não ser tão Clichê]




Depois de tantas retrospectivas (até mesmo a nossa), decidi ir para um campo mais hardcore:

A Futurologia.

Afinal, é nessa época que sai aquele monte de chut.., ops, previsão de bancos de investimento e corretoras sobre a pontuação do Ibovespa no final desse ano.

Sabendo que isso é um exercício inutíl e tudo não passa de chute, devido à grande aleatoriade existente no mercado financeiro, decidimos também nos divertirmos prevendo o que será exibido nas retrospectivas daqui a 12 meses, nas últimas semanas de Dezembro.

1 - Nesse ano de 2011, observamos o pacote de redução de gastos e aumento dos juros logo no começo. Afinal, dona Dilma aprendeu com Maquiavel que, se é pra tomar alguma medida dolorosa para a população, que seja tudo de uma vez.

2 - No Primeiro semestre a bolsa ainda patinou um pouco, apesar de um ou outro rally de alta sem muito fôlego.

3 - Europeus ainda chiando. E dessa vez os amigos Helênicos saem de cena e quem rouba o palco dos problemáticos são os Ibéricos, com a Irlanda fazendo rápidas pontas e a Itália dando as caras.

4 - Ano Eleitoral com algumas agitações! E Não é que os Portugueses reelegeram Anibal Cavaco? E Não é que saiu pancadaria em Eleição no Haiti? E Não é que os Argentinos.... Bem, os Argentinos até nas eleições parecem não admitir que erraram, não me surpreende.

5 - Chutar Pontuação pra bolsa não é meu forte (Embora eu ache engraçado gente chutando abaixo de 75 mil ou acima de 100 mil pontos pro Ibovespa em Dezembro). Mas que o papel do Brasil não foi (foi porquê, lembrando, isso é uma retrospectiva) tão bonito em Guadalajara quanto no Rio, não foi. Mas não foi ruim também.

6 - No Campo do M&A, em 2011 houveram negócios grandes entre empresas automotivas, e também entre algumas empresas de comunicação. Agora, aquela onda de compra e venda de banco pra cá de alguns anos atrás, parece ter sussegado um pouco, embora ainda com algumas agitações.

7 - E na área que mais importa, no final de tudo: Santos dando Show na Libertadores da América!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

E o Guido Margarina toma uma nova medida...

E Hoje foi anunciado que nosso ministro da fazenda, na tentativa de "segurar" o dólar, que continua em queda nas últimas semanas (o que pode colocar em risco nosso parque industrial).

Dessa vez ele impôs uma taxa para operações que ganhem com a queda do dólar.

Como se isso tivesse alguma eficácia que não momentânea...

Se bem que acredito que nem o próprio Guido acredita nessa medida. Na prática, é mais somente um meio de aumentar a arrecadação do governo.