terça-feira, 13 de julho de 2010

Perspectiva


Como divulgado hoje na mídia, nos últimos 13 anos, 12,8 milhões de pessoas abandonaram a pobreza ABSOLUTA em nosso país. Lembrando que pobreza absoluta significa com renda inferior a US$ 1,00 por dia. Isso quer dizer que hoje, "apenas" cerca de 29% do total da população vive na pobreza absoluta. O que muitos não sabem, no entanto, é que a meta é reduzir esses 29% a 4% da população até 2016.
Não podemos negar que grande parte dessa queda da pobreza absoluta em nosso país deve-se a programas assistencialistas. (Aliás, eu gostaria de ver essa pesquisa mais especificamente divida por períodos políticos: FHC e Lula).
Não sou Lulista e muito menos simpatizante, mas não podemos nos esquecer que, nos últimos 8 anos, o Brasil tornou-se credor mundial, melhorou o IDH exorbitantemente, como pode-se notar por meio dessa pesquisa do Ipea, e passou por uma crise mundial (por sinal sem precedentes) sem grandes problemas e, portanto, não podemos deixar de atribuir um certo valor a nossa gestão atual.

Citando Frei Betto, elite e proletariado caracterizam-se pela ociosidade e a marginalidade de seus membros, violência de seus métodos de sobrevivência, esterilidade intelectual, carência de padrões, de consciência crítica e de perspectiva histórica. Por algum passo que acertamos, o abismo em nosso patamar social nunca esteve tão amenizado e a nossa perspectiva, tão prometedora.





domingo, 11 de julho de 2010

Reações ao tema da minha postagem anterior

Abri um tópico para discussão do mesmo tema da minha postagem anterior (o déficit americano) em um grupo de discussão no Orkut que sempre participo, chamado "O Investidor Agressivo" (I.A para os íntimos).

Para os que queiram conhecer, segue: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2277761 (só não se surpreendam com a falta de educação de alguns participantes aleatórios).
Abaixo, coloco algumas reações sobre o tema dos que participaram do tópico, que foi bastante movimentado (lembrando que ainda não emiti nenhuma opinião minha sobre o tema, só joguei para discussão):

mesmo com arrecadação record, mesmo explorando 5 a 6 meses do nosso trabalho por ano, o nosso governo está se metendo exatamente pelo mesmo caminho
gastando demais ...
Participante: Endeavour

Importante lembrar: a realidade é dinâmica, não estática. Esse são cenários que se delineiam se tudo continuar como está. Lógico que poderá haver alterações substanciais na medida em que os EUA passem a enfrentar o déficit. E lá é um país com MUITA gordura para cortar. Só na área militar e espacial, há bastante dinheiro envolvido. Retira tropas do Afeganistão e Iraque, deixa de defender o Japão, para com certas extravagâncias militares e pronto, já há uma baita contenção de despesas.
Participante: Peter Fran

Fora outro detalhe... Eu nem falava mais nele, senão me enchiam o saco. Daqui 1, 2 anos, a galera dos planos 401k vai chegar aos 70 anos em grande número...
Traduzindo:
São planos de aposentadorias com fundos de ações, onde, a partir dessa idade, um percentual é obrigatoriamente vendido a cada ano. (Não sei como está a regra atual lá nos EUA, mas alguns milhões de baby-boomers estão nessa categoria). Ou seja, o DJ terá uma força BEAR extra por uns bons anos...
Participante: Erik

O mercado é isso: Ele super-aquece, pessoas com dinheiro aumentam suas apostas, ganham mais dinheiro e, nesse interino, nós, especuladores e investidores, ganhamos também algum. Esses investimentos estouram, os grandes jogadores vão fazer outros jogos, muitos quebram, nós perdemos também - muitos de nós quebramos - e o jogo recomeça. O mercado é isso. Sempre foi e sempre será isso. O primeiro que tentou ir contra essa Maré - Dioclesiano - faliu o sistema monetário Romano. E, desde os Romanos até os dias de hoje, continuamos nesse ciclo.
Participante: Ícaro


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ração para Pessimistas

Você que não vê futuro na humanidade, você que pensa que existe algo errado e que a qualquer momento tudo pode ir por água abaixo, que a Grécia é apenas a ponta do Iceberg, e que logo virão notícias desastrosas sobre o déficit de Espanha, Portugal, Itália, blá blá blá, e por fim, EUA!

Você mesmo! Tenha um bom dia!

E para servir de argumento para todo esse pessimismo que faz a alegria de quem vende Lexotan, segue figurinha abaixo sobre projeções para o Déficit do EUA:




Fonte: U.S. Government Accountability Office.